PRÓ-TV

No norte do Paraná



Em agosto de 1959, quando a tv brasileira tinha apenas 9 anos Assis Chateaubriand visitou Londrina, no Paraná, a convite do poderoso Horácio Coimbra, diretor da Companhia Cacique de Café Solúvel, e foi categórico quando chegou à cidade: “Vou instalar aqui, a primeira televisão do interior do País”. Nessa época a industria do café era soberana e Londrina era chamada de capital mundial do café.

O projeto tomou forma em 31 de outubro daquele ano quando realizou-se a assembléia para a constituição da empresa, então denominada Rádio Televisão Coroados S/A. O nome “Coroados” foi escolhido para homenagear os índios Kaingang que ocupavam a região onde foi erguida a cidade de Londrina.

Depois de muitas idas e vindas com a burocracia, instalações e compra dos equipamentos, finalmente a inauguração da TV Coroados aconteceu no dia 21 de setembro de 1963, quando as primeiras imagens da emissora foram ao ar às 18 horas no canal 3 de Londrina. Inicialmente foi mostrado filme com as cenas da inauguração.

A TV Coroados já estava no ar há mais de um mês, em caráter experimental, exibindo filmes e musicais. No dia da inauguração, às 10h50min, o então prefeito de Londrina, Milton Menezes descerrou uma placa de bronze no hall de entrada do prédio da emissora, em homenagem a Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, fundador da emissora, que se tornara a primeira emissora de televisão do interior do Brasil.

Ao longo da sua existência a TV Coroados passou por várias fases. Foi durante anos uma emissora própria da Rede Tupi. Em maio de 1976 foi vendida para o empresário Oscar Martinez e trocou a programação da Tupi pela programação da Rede Globo. Isso durou quase 3 anos. Em março de 1979, negociada com a Rede Paranaense, passou a exibir a programação independente à base de filmes. Nesse novo grupo voltou a exibir a programação da Globo.

Em razão de novas negociações , em novembro de 2000, mudou de nome para RPC TV Coroados e em 2010, passou a adotar o nome atual de RPC TV Londrina.

M.A.Z./ 13-03-2017

Redação

A Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira surgiu em 21 de agosto de 1995. Sua finalidade é preservar a memória da radiodifusão nacional e congregar toda classe que representa. Objetiva a criação do Museu do Rádio, da Televisão e das Novas Mídias (também chamado de “Museu da TV”).

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais