MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

A história da TV Itacolomi

A pioneira em Minas Gerais

Pertencente ao grupo dos Diários Associados, a Rádio Guarani de Belo Horizonte obteve do governo federal a 1ª concessão de um canal de tv na capital de Minas Gerais, em 1951. Antes de estrear, a “TV Rádio Guarani” foi rebatizada por seu dono, Assis Chateaubriand, inspirado no pico do Itacolomi, que se ressaltava no horizonte mineiro. A TV Itacolomi foi a 1ª emissora do país montada exclusivamente por técnicos brasileiros, orientados por Víctor Purri. Um auditório foi providenciado na avenida Tocantins, 499.

O estúdio foi construído no 24° andar do edifício Acaiaca, situado na avenida Afonso Pena, 867. O raio de alcance do canal ia pouco além de Belo Horizonte, até as cidades de Sabará, Betim, Nova Lima e Caeté. Fernando Barroca Marinho foi indicado para a direção artística. Às 19h30 do dia 08/11/55, aconteceu a inauguração oficial do canal 4. Na tela apareceu o logotipo da RCA Victor estampado num imenso círculo de papel, que foi rasgado pelo locutor Bernardo Grimberg, numa entrada triunfal. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, D. Antônio dos Santos Cabral, abençoou a emissora. Além de Chateaubriand, dono da Tupi e da Itacolomi, discursaram o superintendente Victor Purri, o diretor dos Diários Associados em Minas, Newton Paiva Ferreira, o presidente eleito da República – Juscelino Kubitschek, o governador Clóvis Salgado e os padrinhos da estação: Cristiano Guimarães e Ana Amélia Faria.

Após a solenidade, foi ao ar às 20h50 a 1ª atração artística: um recital do Coro Pró-Óstia. Carlos Leite, que viria a fazer sucessso nos anos 70 como o personagem Beleza no programa ‘Chico City’, na Globo, dirigiu um número do Ballet de Minas Gerais; Roberto Márcio e Marina Carla comandaram “Divertimentos Mobin”; Marly Bueno, Clélia Simoni, Romeu Fere e Leny Caldeira apresentaram “Honra ao Mérito” e a cultura mineira foi analisada no programa “Minas por Minas”. Com o reforço de técnicos e artistas da TV Tupi, a festa de lançamento continuou por uma semana. Só então a emissora entrou no ritmo normal. O 1° noticiário fixo foi “Repórter Real”, apresentado por Milton Panzi. O departamento de esportes era dirigido por Cleto Filho. Uma das “crias” do canal foi o diretor Mário Lúcio Vaz. No “Grande Teatro Lourdes” e “Grande Teatro Windsor”, destacaram-se os atores Amílton Fernandes, Paulo Maurício, Sérgio Cardoso, Jardel Melo, Toni Vieira e Heloísa Helena. Freqüentemente, artistas do Rio de Janeiro e São Paulo eram convidados para atuar nos teleteatros da Itacolomi. Lady Francisco era então a principal garota propaganda local. Dona Alzira Santos cozinhava em “A Arte de Comer Bem” e a garotada se divertia com “No Reino do Faz de Conta” e o “Circo Itacolomi”. Parte da programação era preenchida com filmes e seriados estrangeiros, além dos programas da Tupi de São Paulo e Rio de Janeiro, remontados em Belo Horizonte (‘O Céu É o Limite’ – com Oduvaldo Cozzi; ‘Esta É a Sua Vida’ – com Carlos Gaspar; ‘Gladys e Seus Bichinhos’ – com a apresentadora original e ‘Câmera Um’). Já nos anos 60, os programas de auditório de Fernando Sasso e Dirceu Pereira tiveram grande receptividade. Posteriormente, a estação mudou de endereço, para a Rua Assis Chateaubriand, n° 499, e seu transmissor passou para a Serra do Curral. Como as demais emissoras da Rede Tupi, a Itacolomi teve sua concessão cassada, saindo do ar em 18/07/80, com 25 anos de vida.

Fonte: Almanaque da TV – 50 Anos de Memória e Informação”, Ricardo Xavier (Ed. Objetiva, 2000), com autorização do autor.

Na imagem: cena da peça “Há Dois Mil Anos”, escrita por Geraldo Vietri, baseada na obra psicografada de Chico Xavier. Encenada pela emissora em 1965.

Elmo Francfort

Elmo Francfort

É diretor do Museu da TV, Rádio & Cinema. Já escreveu inúmeros livros sobre a história da televisão brasileira, sua área de especialidade.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação