MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Cassiano Gabus Mendes estréia na Globo no sucesso “Anjo Mau”



Depois de ser um dos grandes responsáveis pela criação e pelo sucesso da TV Tupi, Cassiano Gabus Mendes, o faz tudo da emissora paulista, é contratado pela TV Globo, em 1976, para se transformar em dos seus principais novelistas das décadas de 1970 e 1980.

E a estréia de Cassiano é justamente com “Anjo Mau”, um grande sucesso no horário das 19 horas, a partir de 2 de fevereiro de 1976, marcando também a estréia do ator Luis Gustavo na TV Globo, defendendo um dos principais papéis masculinos, o do playboy Ricardo Medeiros, irmão do galã da história, Rodrigo, personagem defendido por José Wilker.

Com direção de Fábio Sabag e Régis Cardoso, “Anjo Mau” teve 175 capítulos e contava a história da bonita e pobre Nice, um grande trabalho de Susana Vieira, que muito ambiciosa, não media esforços para subir na vida e se tornar uma mulher rica e admirada por todos. Ela ainda foi produzida em branco e preto, já que a primeira novela colorida no horário das 19 horas só estrearia um ano depois.

A novela também reuniu um grande elenco e possibilitou a alguns atores a oportunidade de ganharem papéis inesquecíveis em suas carreiras. Foi o caso de Susana Vieira que depois de brilhar como a Cândida de “Escalada” foi premiada com a babá Nice em “Anjo Mau”. Foi também um grande momento de José Wilker como galã vivendo o milionário Rodrigo; de Pepita Rodrigues como a engraçada socialite Stela; de Osmar Prado como o subjugado Getulio e de Vanda Lacerda como a sofrida dona Alzira, mãe de Nice.

A história de Cassiano Gabus Mendes também formou um novo casal na vida real: José Wilker e Renée de Vielmond, ela que interpretava Léa, a namorada de infância de Rodrigo, e que se casaram de verdade no decorrer da novela.

Anjo Mau” conquistou altos índices de audiência para o horário em todas as capitais onde a novela foi exibida, e deixou sua marca ao surpreender os telespectadores com seu final inesperado, nada normal para uma história do horário das sete da noite.

De qualquer forma possibilitou a Cassiano Gabus Mendes o reconhecimento nacional como autor de novelas para esse horário da Globo, fazendo com que ele voltasse um ano depois com mais um grande sucesso no horário: “Locomotivas”.

Foi uma das primeiras novelas globais a ser vendida para vários países, e além dos atores já citados, a produção tinha ainda no elenco: José Lewgoy, Vera Gimenez, Sérgio Brito, Mário Gomes, Ilka Soares, Jayme Barcelos, Zanoni Ferrite, Rosita Thomaz Lopes, Neila Tavares, Reynaldo Gonzaga, Gilda Sarmento, Clarisse Abujamra, Henriqueta Brieba e Hemílcio Fróes, em papéis de destaque.

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação