PRÓ-TV

A primeira Gabriela



O romance “Gabriela Cravo e Canela”, de Jorge Amando, chegou a tv bem antes da famosa versão com Sonia Braga. Jannette Vollu, que integrava o elenco dos espetáculos teatrais de Carlos Machado, fez o papel-título numa trama em 40 capítulos exibida pela TV Tupi-Rio em 1961. Apenas três anos após o livro ter sido publicado (a primeira edição é de 1958).

Maurício Sherman dirigiu a adaptação de Antônio Bulhões. A novela era gravada sem interrupção e ia ao ar sem edição. Os capítulos, de aproximadamente 20 minutos, eram exibidos duas vezes por semana, nas terças e quintas. Foi o único trabalho de Jannette como atriz. Ela se casou e abandonou a carreira.

Ao lado da estreante havia um elenco estelar: Paulo Autran (no papel de Mundinho Falcão), Renato Consorte (como Nacib), Glauce Rocha, Grande Otelo, Sueli Franco, Jece Valadão e Oduvaldo Vianna Filho.

Pelos registros disponíveis essa produção só foi assistida pelos telespectadores da Cidade Maravilhosa. A gravação não rodou pelo Brasil.

M.A.Z. / 31-01-2016

Redação

A Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira surgiu em 21 de agosto de 1995. Sua finalidade é preservar a memória da radiodifusão nacional e congregar toda classe que representa. Objetiva a criação do Museu do Rádio, da Televisão e das Novas Mídias (também chamado de “Museu da TV”).

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais