PRÓ-TV

Pagando pra ver



Hoje quem contrata um serviço de tv por assinatura encontra uma enorme quantidade de opções ao seu dispor. Mas essa situação é bem recente. Quando tudo começou, apenas uma geração atrás, havia um só canal.

A modalidade de tv por assinatura surgiu no Brasil com o nome de Serviço Especial de Televisão por Assinatura. Em 1989 foi lançado em São Paulo o Canal+, usando nome e logotipo de uma famosa emissora da França.

 

Ele transmitia seu sinal pelo canal 29, UHF. Os interessados faziam uma assinatura e recebia um decodificador, que permitia assistir a programação, basicamente a grade da ESPN americana. Só mais tarde é que a tv por assinatura viria a usar os cabos para chegar a casa das pessoas. E mais tarde os satélites.

Depois do Canal+ vieram os canais com a programação da italiana RAI e da norte-americana CNN. E também o canal nacional TVM, especializado em programas musicais.

Em 1991 dois grandes grupos de comunicação entraram nessa área, investindo em novas tecnologias. As Organizações Globo lançaram a Globosat e o Grupo Abril criou a TVA.

A partir dai a historia da tv por assinatura no Brasil mudou de patamar.

M.A.Z. / 22-03-2017

Redação

A Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira surgiu em 21 de agosto de 1995. Sua finalidade é preservar a memória da radiodifusão nacional e congregar toda classe que representa. Objetiva a criação do Museu do Rádio, da Televisão e das Novas Mídias (também chamado de “Museu da TV”).

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais