O grande assunto da mídia brasileira no momento é a entrada em cena do canal Jovem Pan News na tv por assinatura, na parabólica e pela internet. A emissora carrega a força da marca no rádio, para outras plataformas. Mas muita gente, principalmente os mais jovens, não conhece a origem do nome do veículo.
A emissora nasceu em 6 de outubro de 1942 com o nome de Rádio Panamericana, criada para irradiar novelas. Em 1945, sobre o controle de Paulo Machado de Carvalho foi transformada numa emissora de esportes.
Com o tempo o veículo precisou de uma nova cara. Paulo Machado de Carvalho, então dono da TV Record, da rádio Record e da rádio Panamericana entregou essa missão para o filho, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta. E só pediu uma coisa: mude o nome, Panamericana não dá mais! E sugeriu o nome, rádio Jovem Pan.
Era 1965, a Record liderava a audiência da tv com seus musicais. Tuta conversou com quase todos os cartazes da emissora e os convenceu a ocupar faixas da programação para conversar com seus fãs. O que hoje as celebridades fazem nas redes sociais, naquele momento Tuta abria espaço para que isso acontecesse no rádio. E a força transformadora da Jovem Guarda alavancou a nova rádio Jovem Pan. Não havia nada parecido. A rádio fugia de todos os formatos praticados mundo afora. Foi uma absoluta novidade. Vejam no anúncio a lista de astros e estrelas que ocupavam o microfone da emissora.
Passada essa fase, a emissora se especializou em jornalismo e esporte, mas o nome já estava consagrado. Em 1973 Tuta adquiriu as ações da emissora que pertencia aos seus irmãos, Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho e assumiu o controle total. Hoje quem está à frente da operação é o filho, Tutinha, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, na foto acima.
Tuta conta toda a história do grupo no seu livro “Ninguém Faz Sucesso Sozinho”.
#JovemPan #Tuta #Tutinha #MuseuDaTV
M.A.Z. / 03-11-2021