PRÓ-TV

O Pequeno Príncipe, o grande rival do rei da Jovem Guarda



Ele começou cantando blues no Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro, e nem sonhava em um dia ser considerado o grande rival do rei da Jovem Guarda na TV e nos discos. Nascido com o nome de Ronaldo Lindenberg Cintra Nogueira, começou a cantar músicas dos Beatles em inglês e assumiu o nome artístico de Ronnie Von.

Em São Paulo, Ronnie Von foi lançado como cantor no programa “Corte Rayol Show”, na TV Record, depois que Agnaldo Rayol e Manoel Carlos o viram se apresentar em um outro programa, o “BBC no Rio”, que ia ao ar apenas no Rio de Janeiro. O sucesso foi muito grande e sua interpretação de “Michele” dos Beatles chamou a atenção da direção da emissora e da gravadora Philips, onde ele lançou o primeiro disco.

O cantor “estourou” na mesma época em que o programa “Jovem Guarda” arrebatava altos índices de audiência nas tardes de domingo da TV Record. Embora ele faça parte do primeiro time do movimento musical da Jovem Guarda, Ronnie Von não se apresentava no programa comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa e , ao contrário, ganhou na mesma época, um programa próprio, também na emissora paulista.

A estréia e o sucesso de “O Pequeno Mundo de Ronnie Von”, em 1966, nas tardes de sábado da TV Record, fez com que a imprensa logo o transformasse no grande rival do rei Roberto Carlos, e por muitos anos, grande parte dos fãs de um e de outro acreditaram que os dois nem se falavam.

A estratégia do programa de Ronnie Von na Record foi criada por Solano Ribeiro, o mago dos festivais de música popular brasileira, e nele Ronnie cantava, começava a colocar para fora também a sua veia de ator ao encarnar um personagem baseado no best seller mundial, “O Pequeno Príncipe”, e apresentava os nomes da nossa MPB que estavam surgindo.

Foi o programa “O Pequeno Mundo de Ronnie Von” que lançou para o cenário musical brasileiro o grupo Os Mutantes, a cantora Gal Costa e boa parte dos cantores que depois integrariam o movimento Tropicália ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Intérprete de inesquecíveis canções como “Meu Bem”; “A Praça” e “Cavaleiro de Aruanda”, Ronnie Von também fez uma carreira de sucesso como apresentador desde a sua estréia em 1966, passando, depois de anos na TV Record, por várias emissoras como a Tupi, a CNT e a Gazeta, onde há anos apresenta o “Todo Seu”.

Redação

A Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira surgiu em 21 de agosto de 1995. Sua finalidade é preservar a memória da radiodifusão nacional e congregar toda classe que representa. Objetiva a criação do Museu do Rádio, da Televisão e das Novas Mídias (também chamado de “Museu da TV”).

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais