MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Os discos mais vendidos estavam no “Astros do Disco”



No inicio dos anos 1960, a TV Record criou um programa muito parecido com o “Noite de Gala”, que fazia sucesso na TV Rio. Ele se chamava “Astros do Disco”, inicialmente apresentado só por Randal Juliano (1925-2006) e depois, com o sucesso do programa, também pela ex garota-propaganda Idalina de Oliveira.

Nas noites de sábado, “Astros do Disco” se transformou em um dos maiores sucessos da emissora paulista e todos queriam saber quais eram os discos mais vendidos na semana e aplaudir de casa ou do auditório da emissora os cantores e cantoras que vinham, ao vivo, defender os seus grandes sucessos.

O programa era em alto estilo e todos os cantores precisavam se apresentar de smoking, bem como as cantoras de vestido longo, tendo uma grande orquestra ao fundo.

Randal Juliano comandava o programa com muito talento e personalidade e se transformou em uma espécie de voz oficial da TV Record quando se falava em música e programas musicais. Com o sucesso do programa ele foi guindado à fama e, nos bastidores da emissora, só perdia o poder para Blota Junior (1920-1999), que era o grande nome em apresentação de programas de TV na época.

Roteirizado por Hélio Ansaldo (1924-1997) e produzido pela famosa Equipe A da TV Record, o programa apresentava as músicas e os discos mais vendidos nas lojas especializadas na semana, e foi o responsável também pela criação do Troféu Chico Viola, prêmio máximo para os cantores e compositores das músicas mais executadas no rádio e na TV a cada ano.

Artistas como Roberto Carlos, Wilson Simonal, Elis Regina, Agnaldo Rayol, Ângela Maria, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Wanderléa, Erasmo Carlos e até Teixeirinha eram presenças constantes na parada semanal. Eles eram considerados os grandes astros do disco, fosse ele um LP, um compacto duplo ou um compacto simples, em 33 ou em 78 rotações.

Para o escritor e biógrafo Paulo César Araujo, que ficou conhecido por ter sido o autor da biografia censurada do cantor Roberto Carlos, “aparecer no programa da TV Record nos anos 1960 era o desejo de todo artista da música popular brasileira e ele alavancou a carreira de muito cantor naquela época”.

Antes mesmo de se tornar o comandante do programa “Jovem Guarda”, Roberto Carlos conquistou o público paulista participando muitas vezes do “Astros do Disco” graças ao sucesso do seu 78 rotações que trazia as músicas “Splish Splash” e “Parei na Contramão”.

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação