Maria Izildinha Possi nasceu em São Paulo em 28 de março de 1956.
Descendente de uma família de napolitanos, e irmã do diretor teatral José Possi Neto, ela estudou música na Universidade Federal da Bahia, onde se formou em Composição e Regência.
Em 1978 se mudou para o Rio de Janeiro, foi batizada artisticamente pela “Divina” Elizeth Cardoso, e lançou o seu primeiro disco pela gravadora Philips/Polygram, cantando músicas de Ivan Lins, Caetano Veloso, Sergio Sampaio e João Bosco e Aldir Blanc.
Em 1979 vem o reconhecimento ao gravar com Chico Buarque a trilha sonora do espetáculo musical “Ópera do Malandro”, se destacando com as músicas “Pedaço de Mim” e “Morena dos olhos d’água”.
Em 1981 lança a canção “Caminhos de Sol” que se transforma em um grande êxito de execução nas rádios e a leva a se apresentar em todos os programas de TV e a realizar vários shows pelo Brasil, com o lançamento do LP`”Um Minuto Além”, e confirmando que era boa de vendagens, em 1982 lança o sucesso “Asa Morena”, faixa título de mais um LP.
Nos anos 1980 faz muito sucesso com várias músicas incluídas nas trilhas sonoras das principais novelas da TV Globo e em 1998, ganha o Troféu Imprensa de Melhor Cantora de TV, muito em razão de seu sucesso musical “Per Amore” , música tema da novela “Por Amor”.
Em 1993 recebeu o Prêmio Sharp de Música e o prêmio conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria Melhor Cantora de MPB. Nesse mesmo ano, gravou o especial “Zizi Possi – Sobre todas as coisas” para a TV Manchete.
Com o CD “Per amore”, registrando exclusivamente canções italianas, ela bateu recorde de execução e o CD atingiu a vendagem de 700 mil cópias, o que valeu à cantora um Disco de Ouro e um Disco de Platina.
Mãe da também cantora Luiza Possi, fruto do seu casamento como o produtor e compositor Líber Gadelha, Zizi é uma das mais premiadas cantoras da nossa MPB.
Em 2005, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo, ela montou o espetáculo “Para inglês ver e ouvir”, cantando em inglês canções de Gerswin, Cole Porter e Bob Marley, entre outros autores. O show foi gravado em CD e DVD, com direção de José Possi Neto.
Em 2015, participou do show “Moleque – Gonzaguinha 70 anos”, em homenagem ao músico, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, e em 2016, lançou o EP “O mar me leva”, com produção de Zeca Baleiro, que pela sua qualidade ganhou indicação para o 28º Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor cantora.