Zenaide Cecília Pereira da Silva nasceu em Campinas, interior de São Paulo, no dia 19 de janeiro de 1956.
Ela foi atriz, cantora, poetisa, bailarina e modelo. Zenaide Silva também foi conhecida, em alguns trabalhos, por Zenaide Zen.
Se formou em artes cênicas em Harvard nos Estados Unidos, e iniciou sua carreira como integrante do grupo teatral “Sinfonia Negra”, de Campinas. Destacou-se como bailarina, dançando com Ismael Ivo e com a coreógrafa Marilena Ansaldi. Nos palcos se destacou como atriz em “Escuta, Zé!” em 1977 e em “Macunaíma” em 1978.
Na Televisão, atuou na novela “Os Adolescentes” na TV Bandeirantes, em 1981, e no ano seguinte esteve na minissérie “O Tronco do Ipê” na TV Cultura. Em 1982, apresentou o programa ”Outras Palavras”, na TV Bandeirantes, dirigido por Walter Salles Júnior. Também esteve na minissérie “Anarquistas, Graças a Deus” na TV Globo, em 1984, e no ano seguinte foi a Iabá Dorotéia na minissérie “Tenda dos Milagres“, também na Globo.
No Cinema ela esteve em cinco filmes, estreando em 1982, em “Os Trapalhões na Serra Pelada”, e depois atuando em “A Próxima Vítima” em 1983; “Rio Babilônia” no mesmo ano; “Chico Rei” em 1985 e “Ópera do Malandro” em 1986.
Ela viveu um tempo na Alemanha e foi ativista social e líder do movimento negro.
Zenaide Silva faleceu em 17 de setembro de 2011, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, vitimada por um AVC, aos 55 anos de idade.