MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ZENAIDE SILVA


Zenaide Cecília Pereira da Silva nasceu em Campinas, interior de São Paulo,  no dia 19 de janeiro de 1956.

Ela foi atriz, cantora, poetisa, bailarina e modelo. Zenaide Silva também foi conhecida, em alguns trabalhos, por Zenaide Zen.

Se formou em artes cênicas em Harvard nos Estados Unidos, e iniciou sua carreira como integrante do grupo teatral “Sinfonia Negra”, de Campinas. Destacou-se como bailarina, dançando com Ismael Ivo e com a coreógrafa Marilena Ansaldi. Nos palcos se destacou como atriz em “Escuta, Zé!” em 1977 e em “Macunaíma” em 1978.

Na Televisão, atuou na novela “Os Adolescentes” na TV Bandeirantes, em 1981, e no ano seguinte esteve na minissérie “O Tronco do Ipê” na TV Cultura. Em 1982, apresentou o programa ”Outras Palavras”, na TV Bandeirantes, dirigido por Walter Salles Júnior. Também esteve na minissérie “Anarquistas, Graças a Deus” na TV Globo, em 1984, e no ano seguinte foi a Iabá Dorotéia na minissérie “Tenda dos Milagres“, também na Globo.

No Cinema ela esteve em cinco filmes, estreando em 1982, em “Os Trapalhões na Serra Pelada”, e depois atuando em “A Próxima Vítima” em 1983; “Rio Babilônia” no mesmo ano; “Chico Rei” em 1985 e “Ópera do Malandro” em 1986.

Ela viveu um tempo na Alemanha e foi ativista social e líder do movimento negro.

Zenaide Silva faleceu em 17 de setembro de 2011, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, vitimada por um AVC, aos 55 anos de idade.

 

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação