MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ZELIA GATTAI


Zelia Gattai Amado nasceu em São Paulo, no Bairro do Paraíso, em 02 de julho de 1916.

Em 1945, ela conheceu o escritor Jorge Amado quando ambos trabalhavam no movimento pela anistia dos presos políticos. Ela passou a  trabalhar com Jorge revisando e datilografando os originais de seus livros. Nessa época ela foi morar com ele no Rio de Janeiro e Jorge Amado foi eleito para a Câmara Federal.

Em 1948, o Partido Comunista foi declarado ilegal e os parlamentares eleitos pelo PCB foram cassados, entre eles Jorge Amado. Ele perdeu o mandato e o casal teve que se exilar na Europa. Zélia e Jorge voltam para o Brasil em 1952 e foram morar no Rio de Janeiro, mas em 1960 mudaram de vez para Salvador, na Bahia.

Zelia Gattai foi bastante incentivada pelo marido a começar a escrever livros, e em 1979, com mais de sessenta anos, estreia na Literatura Brasileira com “Anarquistas Graças a Deus” que em 1984 vira minissérie na TV Globo, adaptada por Walter George Durst com direção de Walter Avancini. Com esse livro ela recebeu o Prêmio Paulista de Revelação Literária.

Zelia Gattai e Jorge Amado viveram juntos por 56 anos, até a morte de Jorge em 2001. Nesse mesmo ano ela é eleita pelos imortais da Academia Brasileira de Letras para sucede-lo na famosa Cadeira nº 23.

Ela tomou gosto e três anos depois lançava seu segundo livro. Foi também eleita para a Academia de Letras da Bahia nos anos 2000.

Zélia Gattai faleceu em Salvador no dia 17 de maio de 2008.

..

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação