MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PRIMO CARBONARI


Primo Carbonari nasceu em 1º de janeiro de 1920, na capital paulista.

Filho de imigrantes italianos, ele se tornou documentarista e depois jornalista na década de 1940, em São Paulo. Criou o “Notícias” e depois o “Notícias em Ampla Visão“, que eram pequenos vídeos para empresas, políticos e com um resumo dos principais fatos que aconteciam na história social da cidade de São Paulo e depois no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, tudo em películas de 35 mm.

Em 1954, Carbonari criou o seu Cinejornal, que passou a ser exibido sempre antes dos filmes nos cinemas das grandes cidades. Em 1957, ele inventou o cinemascope brasileiro, baseado no que já existia nos Estados Unidos.

Durante mais de 40 anos, ele foi o responsável por todos os telejornais veiculados nos cinemas brasileiros, e o mais famoso deles foi o que apresentou a inauguração de Brasília como a capital federal do País em 1960.

Primo também realizou uma série de documentários longos, o mais conhecido deles é “A Morte por 500 Milhões”, realizado em 1963, inspirado em um assalto ao Banco do Brasil.

Dirigiu também o longa “Aí Vêm os Cadetes”, uma comédia estrelada por Agildo Ribeiro e Adriano Reys, em 1959, que foi um sucesso de bilheteria.

Primo Carbonari faleceu em 21 de março de 2006, na cidade de São Paulo, aos 86 anos de idade.

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação