MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO FORTES


Paulo de Paiva Fortes nasceu no Rio de Janeiro, em 07 de fevereiro de 1923.

Era filho de Auto Barata Fortes e Zélia de Paiva Fortes. Nasceu na Rua do Riachuelo e era bisneto de Cândido Barata Ribeiro, primeiro prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Foi cantor e ator, e era um dos melhores barítonos brasileiros do século passado.

Paulo Fortes estudou no Colégio São Bento e bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Rio de Janeiro, em 1948. Na Faculdade de Direito, participou do Teatro Universitário (TU), dirigido por Gerusa Camões. O Maestro José Torre o assistiu e o levou a estudar com Gabriella Besanzoni. 

Em junho de 1945, Gabriella se despedia da carreira e o apresentava em um concerto no Teatro Municipal e na Rádio Gazeta de São Paulo. Nesse mesmo ano, em 5 de outubro, estreou profissionalmente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em “La Traviata“. 

Paulo Fortes foi o artista que mais vezes atuou no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A partir dos 50 anos participou como ator em diversos filmes, inclusive algumas pornochanchadas, entre elas “O Enterro da Cafetina”; “A Difícil Vida Fácil” e “O Estranho Vício do Dr. Cornélio”.

Na TV ele participou da novela “Pai Herói” e das minisséries “Memórias de um Gigolô” e “La Mamma”, todas na TV Globo.

Paulo Fortes promoveu a colocação da estátua de Carlos Gomes defronte ao Theatro Municipal, na Cinelândia e foi professor da Escola de Canto Lírico Carmem Gomes, também do Theatro Municipal. 

Ele foi vitimado por um ataque cardíaco, dias antes de se submeter a uma cirurgia de próstata, e faleceu no Rio de Janeiro, em 09 de janeiro de 1997.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação