MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NOITE ILUSTRADA


O cantor Noite Ilustrada chama-se Mario de Souza Marques Filho. Nasceu a 10 de abril de 1928 em Pirapetinga – Minas Gerais.

Seus pais, Mario e dona Alexandrina Maria, separaram-se, quando o filho ainda era bem pequeno. Então o garoto na mais tenra idade, começou a trabalhar, para ajudar sua mãe. Era engraxate, na estação de trem, e carregava leite para o fabrico de queijo. Mas isso não foi suficiente, e dona Alexandrina mandou seu filho para o Rio de Janeiro viver com o pai. O pai, que era motorista em uma fábrica de lâmpadas GE, preferiu colocar o garoto em um colégio interno. E assim, Mario Junior foi para o SAM – Serviço de Assistência aos Menores.

De lá, para o Instituto Profissional Getulio Vargas, ainda como interno. Saiu com 17 anos, tendo aprendido a trabalhar com móveis, e foi trabalhar em Vila Izabel. Foi aí que conheceu o pessoal da Escola de Samba da Mangueira. O garoto, de cor negra, gostou das rodas de samba e percebeu nascer dentro de si, a vocação artística. Mesmo tendo passado mais de oito anos de internato, sem ter recebido sequer a visita dos pais, Mario tinha facilidade em fazer amigos. Esperto e bonzinho, também tinha inclinação para o futebol, e foi mesmo ser jogador em Minas Gerais, na cidade de Além Paraíba. Foi quando o humorista Zé Trindade fazia shows na região, que Mario o conheceu. Como já tocasse violão, o “Bom Crioulo”, como ele era chamado, juntou-se aohumorista.

Logo comprou seu primeiro violão, que pagou “pingadinho”, e foi virando profissional, isto é: “tentando”, pois embora fazendo parte do regional da Rádio Novo Mundo, não recebia salário nenhum. Na excursão que fez com Zé Trindade é que cantou no palco, pela primeira vez, no lugar de um colega que faltou. E, por não se lembrar do nome do principiante, Zé Trindade o anunciou como “Noite Ilustrada”, nome de uma revista carioca. Assim foi batizado o jovem cantor. Depois, já no Rio, começou a cantar em parques, em shows, decidiu-se definitivamente pela carreira de cantor. Virou “crooner” de conjunto musical, que se apresentava também em boates e na emissora de Rádio Tupi. Logo fez contato com vários cantores da época como: Ataulfo Alves, Nerino Silva, Zé Kety, Nelson do Cavaquinho. Mas quando foi contratado para a Rádio Nacional, é que sua carreira cresceu muito e ele gravou seu primeiro disco em 78 rotações, aquela “bolacha”, como era chamada. Era a gravadora Mocambo.

O nome da música: “Castiguei”. Depois disso foi Antonio Borba, da fábrica de discos Philips, que o convidou para gravar. E Noite Ilustrada não parou mais. Gravou uma música sua : Lua Triste”, e do outro lado colocou uma canção em que ninguém fazia fé: “Volta por cima”, de Paulo Vanzolini. Esta música estourou no país inteiro, passando a ser quase um hino do cantor, que então já era conhecido e respeitado. Noite Ilustrada gravou 36 discos em vinil, vários compactos simples e duplos,e teve 10 CDs. Viajou pelo Brasil inteiro. Foi daqueles cantores que gravava“de uma sentada”, todo o disco de uma só vez. Seu último CD foi : Perfil de um sambista”. Gravou também na “Trama”, gravadora de gente nova que, segundo ele, são garotos que o tratam com muito respeito. Entre eles, na Trama, está o filho de Elis Regina, o de Wilson Simonal e o de Jair Rodrigues.

Noite Ilustrada também apareceu em vários filmes, dentre os quais: “A pequena órfã”, dirigida por Dionísio Azevedo. E assimfoi levando sua vida como cantor, sempre muito apreciado. Casado por duas vezes, pai de dois filhos, sua última esposa, Denise, o tratou com cuidado e respeito e ele bem merecia sempre, pois foi muito voltado à família e aos amigos, que ele os têm em todos os estados do Brasil. A admiração que Noite Ilustrada inspirou veio, não só de sua qualidade artística impecável, mas como ser humano de elevado valor. Ele, que teve infância e adolescência sacrificadas, foi sempre uma criatura de bem com a vida, pautando-a de arte, carinho e amor para com todos e com tudo.

Noite Ilustrada faleceu em 28 de julho de 2007.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação