O nome completo da atriz e escritora Nicole Puzzi é Teresa Nicole Puzzi Ferreira. Ela nasceu em 17 de maio de 1958, na cidade de Floraí, Paraná. Com doze anos mudou-se para a capital paulista e a irmã logo levou-a a desfilar. Tornou-se modelo profissional. Mas depois suas atuações foram sempre em cinema, teatro e televisão. Tem também livros publicados. Ela também, na adolescência, trabalhou como enfermeira, no Hospital Santa Clara, para aumentar sua renda. Ela é também formada em Serviço Social.
O início de sua carreira como atriz, foi na Televisão Tupi, em 1974, quando fez a novela: ” O Machão”. Ainda na mesma emissora, em 1978, fez: ” João Brasileiro, O Bom Baiano”; Em 1980, foi para a Rede Bandeirantes e fez a novela:” Dulcinéia Vai à Guerra”. Em 81, participou de: ” Os Imigrantes” e em 83: ” Maçã do Amor”. Depois Nicole foi para a Rede Globo. Em 81, esteve em : ” Transas e Caretas”. Em 1987, já na Rede Manchete, fez: ” Mania de Querer”. Em 89, no SBT: ” Cortina de Vidro”. Voltou à Globo, e em 1990, entrou em: ” Barriga de Aluguel”. Em 92, fez: ” Perigosas Peruas”. Em 2001, na Record, fez: ” Roda da Vida”. Em 2002, no SBT: ” Marisol”. E em 2011, no SBT, está em ” Amor e Revolução”.
Fez ainda na Globo, várias participações no seriado: ” Você Decide”
O início da carreira de Nicole Puzzi em cinema, em 1976, quando participou do filme: ” Possuídas pelo Pecado”. Em 1977, fez dois filmes:” Pensionato das Vigaristas” e “Escola Penal das Meninas Violentadas”. Em 1973, esteve em três filmes: ” O Prisioneiro do Sexo”, ” Reformatório das Depravadas” e ” Damas do Prazer”. Em 79, esteve em mais três: ” Belinda dos Orixás na Praia dos Desejos”, ” O Bom Burguês” e “Bandido, Fúria do Sexo”. Em 1980: ” O Convite ao Prazer”, ” Ariella…Ariella”. Em 81:” Filhos e Amantes”,”Eros , o Deus do Amor”. Em 82: “Perdida em Sodoma”, ” Retrato Falado de Uma Mulher sem Pudor” e ” Tessa, a Gata”. Em 83: ” Gabriela, Cravo e Canela”. Em 86: ” As Sete Vampiras”. Em 87: “Eu.” e “Anjos do Arrabalde”.
No teatro Nicole Puzzi fez mais de vinte peças. com destaque para ” Meno Male”, de Juca de Oliveira, ” Sua Excelência, o Candidato”, de Marcos Caruso, ” Tartufo”, de Molière. Como autora e diretora, destacou-se em: ” Um Por Todos, Salve-se Quem Puder”, ” Estranhas Ocasiões” e ” A Arte de Viver Vida”.