MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NEWTON PRADO


Newton Prado Lux nasceu em Itu, interior de São Paulo, em 19 de maio de 1925.

Começou sua carreira como radioator, na Rádio Cosmos, que passou a se chamar Rádio América. E como radioator trabalhou nas Rádios América, Bandeirantes, Excelsior, tendo chegado às Emissoras Associadas de São Paulo, que eram compostas pela Rádio Tupi, Rádio Difusora e Televisâo Tupi.

Estreou nos palcos em “Pif-Paf”, em 1958, e depois atuou ainda em “Quartos Separados”; “Treze a Mais”; “A Senhoria” e “Tire a Máscara, Doutor”. Na TV Tupi, no final dos anos 1950, ele participou de vários programas, como “TV de Vanguarda”, “TV de Comédia” e “Entreato”.

Chegou as novelas, primeiro na TV Excelsior, onde atuou em “Os Quatro Filhos”; “Em Busca da Felicidade”; “Redenção”; “Legião dos Esquecidos”; “A Menina do Veleiro Azul” e “Dez Vidas”. Em 1970, foi para a TV Record, onde participou de três novelas: “As Pupilas dos Senhor Reitor”; “Os Deuses Estão Mortos” e “40 Anos Depois”. 

Voltou para a TV Tupi em 1972 para participar da novela “Na Idade do Lobo”, e em seguida marcou presença em “A Revolta dos Anjos”; “Mulheres de Areia”; “A Barba-Azul”; “O Sheik de Ipanema” e “Vila do Arco”. Em 1977, atuou na única novela da TVS, também exibida pela TV Record, “O Espantalho” de Ivani Ribeiro.

Newton Prado foi para a TV Bandeirantes e esteve nas novelas “Cavalo Amarelo” em 1980, e “A Filha do Silêncio” em 1982. Também passou pela TV Cultura onde fez “Nem Rebeldes, Nem Fiéis” e “Paiol Velho”. Em 1984, estreou na TV Globo na minissérie “Anarquistas, Graças a Deus“, e na mesma emissora ainda atuou nas minisséries “Rabo de Saia” e “Memórias de um Gigolô” e na novela “Corpo a Corpo“.

Seus últimos trabalhos na TV foram na minissérie “Chapadão do Bugre” na TV Bandeirantes, em  1988 e na novela “Sangue do Meu Sangue“, em 1995, no SBT.

No Cinema, onde participou de 10 filmes, começou em 1966, em “O Corpo Ardente” de Walter Hugo Khouri, e com o mesmo diretor ainda atuou em “As Cariocas” e em “As Amorosas“. Participou também de “Os Maridos Traem…e as Mulheres Subtraem”; “A Arte de Amar…Bem”; “Um Certo Capitão Rodrigo”; “Lua de Mel e Amendoim”; “Noites de Iemanjá”; “A Carne” e “O Menino Arco-Íris”.

Newton Prado faleceu de enfisema pulmonar, em 4 de outubro de 2000, aos 75 anos de idade, na capital paulista.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação