Nilton Martins Ferreira nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 16 de agosto de 1935.
Newton Martins estudou Direito e foi também policial militar. E ele conciliava a carreira policial com a de ator, que era sua paixão. E por cerca de 20 anos, exerceu as duas alternadamente. Quando se aposentou da carreira militar, passou a advogar, sem deixar jamais de fazer seus trabalhos artísticos.
Ele atuou bastante na Rede Globo de Televisão, onde estreou em 1970, na novela “Irmãos Coragem”, e depois em 1979 fez o seriado “Carga Pesada” e o programa “Os Trapalhões”, onde ficou por seis anos. Atuou também no “Sítio do Picapau Amarelo” em 1980, e no programa “Chico Anysio Show” de 1982 a 1988.
O ator também esteve na minissérie “A Màfia no Brasil” e nas novelas “O Salvador da Pátria”; “Rainha da Sucata”; “Despedida de Solteiro”; “Sonho Meu”; “A Viagem” e no remake de “Irmãos Coragem” em 1995.
Newton também trabalhou em Cinema, mas como diretor. Dirigiu os filmes “Obsessão” e “Folga”, os dois na década de 1970. Ele era ainda dublador e diretor do Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, bairro da zona norte do Rio.
O último trabalho artístico de Newton Martins, na Rede Globo, foi uma participação no papel de Olegário Maciel, na minissérie “JK“.
Newton Martins faleceu em 29 de maio de 2011, no Rio de Janeiro, do Mal de Parkinson, aos 75 anos de idade.