MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NELSON RODRIGUES


Nelson Falcão Rodrigues, conhecido como Nelson Rodrigues, nasceu em Recife, capital de Pernambuco, em 23 de agosto de 1912.Ele era o quinto de uma família de quatorze irmãos. Em 1916, seu pai Mario Rodrigues, que era ex-político e jornalista, resolveu se transferir com a esposa e os filhos para a Capital Federal, à época, o Rio de Janeiro. Mario Rodrigues estava sofrendo perseguição política. E então, no Rio, ele fundou o jornal “A Manhã”, colocando para trabalhar com ele, um após o outro, seus quaro filhos homens.

Nelson Rodrigues estava com apenas treze anos, quando começou a trabalhar no jornal do pai. Foi-lhe dada como incumbência a seção de polícia.Crimes passionais, pactos de morte, etc, esse era o prato que o jornal ” A Manhã” servia aos seus leitores, sob o crivo do menino Nelson. Mario, o pai, porém, perdeu o controle acionário de ” A Manhã” e saiu. Conseguiu com Fernando de Mello Viana, auxílio financeiro e assim fundou o diário ” Crítica”. Novamente os filhos:Milton, Mário Filho, Roberto e Nelson foram com ele. Cada um numa função diferente. Todos amavam o que faziam, sendo que Roberto era um talentoso desenhista. Apesar do sucesso, o jornal existiu por pouco tempo. Em 26 de dezembro de 1929, a ” Critica” trouxe na primeira página , a foto de um casal da sociedade que se separou. A matéria foi escrita por Orestes Barbosa e ilustrada por Roberto, irmão de Nelson. No dia seguinte à publicação, entrou na redação do jornal, a senhora Silvia Serafim, a mesma a que a matéria se referia, e desfechou vários tiros em Roberto, que faleceu dois dias depois. O pai, profundamente abatido, também ficou vivo poucos meses. E Nelson assistiu a tudo isso, o que o marcou muito. Começaram anos de fome e grande tristeza para todos da família.

Nelson desde garoto gostava muito de ler. Era um livro atrás do outro. Também a vida ao seu redor, no subúrbio carioca, era alvo de sua observação. Em 1930, ajudado por seu irmão Mário, Nelson foi trabalhar no Jornal” O Globo”, sendo efetivado só em 1932. Foi aí que ele percebeu-se tuberculoso. Seu tratamento foi custeado por Roberto Marinho, e Nelson ficou-lhe grato a vida inteira.

Em 1940, Nelson casou com Elza Bretanha, sua colega de redação. Nessa época ele começou a se dedicar a escrever peças teatrais. Ao todo escreveu dezessete peças e todas muito famosas. Em 1941, escreveu: ” A Mulher Sem Pecado”. Pouco depois: ” Vestido de Noiva”, considerada o marco inicial do moderno teatro brasileiro.. Sua terceira peça foi: ” Meu Destino è Pecar”.Depois escreveu:” Valsa Nº 6″. Em seguida: ” Viúva, porém Honesta”. A seguir: ” Anti-Nelson Rodrigues”, ” Peças Míticas”, Álbum de Família”,” Anjo Negro”, ” Senhora Dos Afogados”, ” Dorotéia”,” Tragédias Cariocas”,” A Falecida”, ” Perdoa-me Por Me Traíres”. ” Os Sete Gatinhos”, ” Boca de Ouro”, ” Tragédias Cariocas II”, ” O Beijo no Asfalto”,”Bonitinha, mais Ordinária”.” Toda Nudez Será Castigada”, ” A Serpente”. Todas as suas peças têm sido inúmeras vezes encenadas.

Ele escreveu também nove romances, cinco livros de contos, treze livros de crônicas.

Nelson Rodrigues escreveu também telenovelas. Escreveu para a TV Rio: ” Morta Sem Espelho”, “Pouco Amor Não É Amor”, ” Sonho de Amor”. ” O Desconhecido”. Fez o seriado: ” A Vida Como Ela É”, para a TV Globo. Às vezes ele usou pseudônimo de Suzana Flag, ou de Verônica Blake.

Nelson Rodrigues sempre foi apaixonado por futebol. Na recém fundada TV Globo, trabalhou na primeira mesa redonda de futebol: ” Grande Resenha Esportiva Facit”. Ele foi também apresentador de programas e comentarista de partidas esportivas.

Seu casamento com Elza chegou ao fim, e ele se uniu a Lúcia Cruz Lima, com quem teve a filha Daniela. Mas seu casamento durou pouco e ele teve um casamento rápido com sua secretária Helena Maria. Voltou , porém, para sua primeira esposa Elza, com quem ficou até falecer.

Nelson Rodrigues sempre apoiou a ditadura militar. Seu filho Nelson Rodrigues Filho, porém, tornou-se guerrilheiro e entrou para a clandestinidade.

Nelson Rodrigues faleceu em 21 de dezembro de 1980. Foi enterrado no Cemitério São João Batista. No mesmo dia de sua morte, à tarde, Nelson fez treze pontos na Loteria Esportiva, num ” bolão” que fez com Augusto, seu irmão.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação