MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NELSON PEREIRA DOS SANTOS


Nelson Pereira Dos Santos nasceu emSão Paulo, em 22 de outubro de 1928. Quando estudante, ainda não sabia quecarreira escolher para o futuro. Entrou então na Faculdade de Direito daUSP, a famosa: Arcadas, no ano de 1947. E ali ficou por uns anos,mas nãoagüentou a seriedade dos estudos e acabou escolhendo a arte, ou maispropriamente: o cinema.

Em 1949, ainda estudante de Direito,realizou um curta-metragem:”Juventude”, e uns anos depois, jálivre dos estudos, realizou um longa, que já foi sucesso: “Rio, 40graus”, que apareceu em 1955. Em 57, fez:”Rio, Zona Norte”.Estavacomeçando a ser definida e respeitada a maneira de fazer cinema de NelsonPereira dos Santos, que veio a ser considerado um dos maiores cineastasnacionais.Em 61, ele fez: “Mandacaru Vermelho”. Em 62:”Boca deOuro”. Em 63:” Vidas Secas”. Em 67:”El Justiceiro”. Em68: “Fome de Amor” Em 70: “Azyllo Muito Louco”. Em71:”Como Era Gostoso o Meu Francês”. Em 72:” Quem ÉBeta?”. Em 74:”O Amuleto de Ogum”. Em 77:” Tenda DosMilagres”. Em 80: “Na Estrada da Vida”. Em 84:”Memórias doCárcere”. Em 87:”Zubiabá”. Em 94:”A Terceira Margem doRio”.Em 95:”Cinema de Lágrimas”. Em 98:”Guerra eLiberdade”. Em 2000: “Casa Grande & Senzala,” uma série paraa televisão. Em 2001:”Meu Compadre Zé Keti “, um curta metragem.Em2004: “Raizes do Brasil”, um documentário. E em 2006:”Brasília18%”..

Quem observa essa grande relação defilmes de Nelson Ribeiro dos Santos, e assistiu a eles, ou a alguns deles,realmente concluiu que Nelson Pereira dos Santos é um dos maiores cineastas doBrasil e quiçá do mundo. Seus temas, todos bem brasileiros, não são apenasde um gênero. Ele vai do filme do nordeste, da seca, da muita pobreza,àfilmes de temas poltícos, intensos. O seu filme: “Vidas Secas”,é internacionalmente respeitado como obra prima. Ele é um artista realmenteadmirável.

Em 2006, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Ocupa a cadeira de número sete, cujo patrono é Castro Alves. É o primeiro cineasta a atingir tal condecoração.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação