Antônio Gonçalves Sobral é o nome civil do grande cantor brasileiro Nelson Gonçalves. Ela nasceu na cidade de Santana do Livramento, no dia 21 de junho de 1919, no estado do Rio Grande do Sul. Nelson Gonçalves é considerado o segundo maior vendedor de discos na hístória do Brasil, perdendo só para Roberto Carlos, que é o primeiro. Este já vendeu 120 milhões de discos, e Nelson 75 milhões. Dono de voz grave e possante, na prosa comum, porém era gago, tanto que tinha o apelido de ” Metralha”. Os pais de Nelson eram portugueses e eles se mudaram para São Paulo, quando Nelson ainda era bem pequeno e foram morar no bairro do Brás, onde ele se criou. Para ganhar algum dinheiro, a fim de ajudar na subsistência, o pai de Nelson, que tocava violino, ia às feiras, colocava óculos escuros, a guisa de aparentar-se cego e tocava para o menino cantar. Foi assim que o garoto Antônio começou a ganhar um dinheirinho como cantor , pra ajudar a família. O garoto foi ainda jornaleiro, mecânico,engraxate, tamanqueiro, polidor e depois lutador de boxe, na categoria peso-médio, sendo que nessa atividade foi bem, e aos 16 anos, recebeu o título de campeão paulista.
Mas Nelson resolveu ser cantor. Enfrentou muitas desilusões, pois foi reprovado no programa de calouros de ” Aurélio Campos”, tendo sido admitido na PRA-5, mas dispensado logo depois. Já nessa época casou-se com Elvira Molla e com ela teve dois filhos. Não tinha emprego. Trabalhou como garçom,no bar de seu irmão, na avenida São João. em São Paulo. Em 1939, ainda com desejo de tentar a carreira de cantor, foi para o Rio de Janeiro, mas foi reprovado na programa de ” Ary Barroso”, que chegou a lhe dizer: ” Desista, rapaz, você não leva jeito”. Aquilo o machucou muito, mas ele não desistiu e em 1941 conseguiu gravar um disco em 78 rotações. que foi bem recebido. Com isso conseguiu emprego de ” crooner” no ” Cassino Copacabana”, no Hotel Copacabana Palace. Também assinou contrato como cantor, na Rádio Mayrink Veiga. Começou aí então sua carreira e ele se tornou um dos ídolos do rádio das décadas de 40 e 50, ao lado de Orlando Silva, Carlos Galhardo , Sílvio Caldas e Francisco Alves.
Na década de 50, Nelson Gonçalves fez turnês por todo o Brasil, e também foi ao Uruguai, Argentina, Estados Unidos.
Em 1952, já separado da primeira esposa, casou-se com Lourdinha Bittencourt, cantora que substituiu Dalva de Oliveira no Trio de Ouro. O casamento durou até 59. Em 65, casou-se com Maria Luiza da Silva Ramos, com quem ficou até o fim da vida.Com ela teve mais dois filhos: Ricardo e Maria das Graças. Começou , porém, uma fase dramática para Nelson Gonçalves. Ele viciou-se em cocaina, tendo chegado até a ser preso por um mês e encaminhado para a Casa de Detenção de São Paulo. Isso lhe trouxe grandes aborrecimentos pessoais e profissionais. Conseguiu superar a crise e, na volta, gravou um grande sucesso: ” A Volta do Boêmio”. Sua mulher foi quem o ajudou nessa fase triste de sua vida.Nelson continuou gravando nos anos 70, 80,90 e reafirmou sua posição de grande cantor nacional.Atualizou-se sempre, tendo gravado músicas de Ângela Rô Rô, Kid Abelha, Legião Urbana, Lulu Santos. Ganhou também o prêmio Nipper, da RCA, sendo que somente Elvis Presley foi agraciado com esse prêmio. Gravou ao todo mais de 2000 canções, 183 discos de 78 rpm, 128 álbuns,ganhou 38 Discos de Ouro e 20 de Platina.
Na década de 90, foi encenada a peça musical: ” Metralha”, sobre a vida de Nélson Gonçalves. Em 2001, foi lançado o documentário : “Nélson Gonçalves”, do qual foi produtora a sua filha Margareth Gonçalves.
Seus maiores sucessos são inúmeros, mas vamos citar alguns:” Sabiá na Mangueira”;” Maria Bethânia”; ” Segura no Meu Braço”; “Espanhola”;” A Rainha do Mar”;” Camisola do Dia”; ” Último Desejo”; ” Nossa Senhora das Graças”;” A Volta do Boêmio”; ” Pensando em Ti”;” Deusa do Asfalto”; ” Meu Dilema”; ” Negue”; ” Fica Comigo Esta Noite”; ” Dois Amores”; “Enigma” e tantos outros. Tudo o que Nelson Gonçalves gravou fez sucesso. E ele ficou famoso pela rapidez com que entrava na estúdio, gravava tudo o que era necessário e o trabalho ficava perfeito.
O cantor morreu de um enfarte agudo, em 18 de abril de 1998, no Rio de Janeiro, no apartamento de sua filha Margareth.