MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NELSON CARUSO


Nelson Frederico Bismara Caruso nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 27 de novembro de 1938.

Começou sua carreira no Teatro em 1970 usando o nome artístico de Nelson Caruso, no espetáculo “A Teia de Aranha“. Depois atuou também em “Cego, Surdo e Mudo…Porém Sensual” ; “À Flor da Pele” e “Cordão Umbilical”.

O ator estreou em Televisão em 1970 na novela “Irmãos Coragem” e logo em seguida fez ”Minha Doce Namorada” e   Uma Rosa Com Amor”, todas na TV Globo. Em 1973, veio para a TV Tupi, onde participou de “Divinas e Maravilhosas” e no ano seguinte esteve em  “A Barba Azul”.

Ele voltaria as novelas da TV Globo em 1977 no elenco de “Espelho Mágico”, e depois faria “O Pulo do Gato”; “Sinal de Alerta”; “Pai Herói”; “Memórias de Amor” e “Feijão Maravilha”. Em 1980, fez o programa humorístico “Chico City”.

Em Cinema, Nelson Caruso começou em 1972, no filme “O Grande Gozador”, e a seguir esteve em “Um Soutien para o Papai”; “O Ibrahim do Suburbio”; “Senhora”; “Tem Alguém na Minha Cama”; “O Crime do Zé Bigorna”; “Prova de Fogo”  e  “Beijo no Asfalto”.

Seu último trabalho foi na minissérie “Nem Rebeldes, Nem Infiéis” na TV Cultura, em 1982. Ele se casou tres vezes: com Sandra de Viçosa Jardim, com a atriz Íris Bruzzi, com quem teve o filho Marcelo, político, residente nos Estados Unidos, e o último com a também atriz Rose Rondelli.

Nelson Caruso faleceu em 15 de fevereiro de 1982, em pleno Carnaval, em decorrência de um ataque cardíaco, quando estava nadando em uma piscina no Hotel Charles, em Itacuruçá, no estado do Rio de Janeiro, aos 43 anos de idade.

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação