MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARCOS ZAGO


Marcos Antônio Zago, é conhecido por Marcos Zago. Ele nasceu em 22 de outubro de 1951, em Atibaia, São Paulo. Em 1972, quando estava no último ano da Escola Superior de Propaganda e Marketing, ganhou um estágio na TV Tupi, coisa rara naqueles tempos. Foi então para a televisão e nunca mais saiu. Passou na sabatina com Walter Forster e já começou trabalhando em especiais de Fernando Faro, Bernardo Federowsky, Daniel La Forte. Antonino Seabra. Participou da produção do “Tup Tup Show”, dirigido por Dayse Rebello, também no “Domingo Total Erontex”, com Blota Junior. Coordenou o vespertino “Agora Ao Vivo”. Fez  produção e direção da “Sessão Patota”.

Em 73, foi enviado para ser diretor de programação da TV Paraná, emissora associada de Curitiba/PR. Em 75, voltou para a Tupi de São Paulo, e participou da linha de shows, que era dirigida por Mário Wilson e depois por Solano Ribeiro. Fez produção e edição de “Gente Inocente” e do “Jet Music”, que foi um programa pioneiro na exibição de videoclipes na televisão comercial. Depois Zago foi promovido a chefe do departamento de chamadas e aberturas da Rede Tupi. Mesmo assim ainda fazia edição dos programas “Circus” e “Universo XXI”. Em 78, foi coordenador do Núcleo II de novelas, que cuidava da realização da nova versão de “O Direito de Nascer”.

A TV Tupi entrou em crise e Marcos Zago saiu, passando meses em Cuiabá/MT, reorganizando a TV Brasil Oeste. Depois foi para Campo Grande/MS, para participar da montagem de um novo canal na cidade, a TV Campo Grande.

Voltou para São Paulo e em 81, foi para a TV Bandeirantes. Começou na área comercial, mas logo passou a Gerente de Programação. Foi supervisor de várias áreas, como Exibição, Chamadas e Aberturas, Arte, Cinema, Videoteca, Divulgação, Propaganda e Promoção. Participou da implantação do sistema de transmissão por satélite, que a Bandeirantes foi pioneira.

Marcos Zago fez também a supervisão dos “Musicais Internacionais” da Bandeirantes e assim cuidou de programas com Tina Turner, Tributo a Nelson Mandela, Rolling Stones em Atlantic City e muitas montagens no “boom “do rock dos anos 80 como Menudo, The Police, Madonna, Prince, e vários outros. Fez também a direção de vários especiais de fim de ano: “As Mais Mais de 89”, “As Mais Mais de 90”, “As Mais Mais de 91”, “Jane Duboc”, “The Platters no Brasil”, “Billy Mitchell”, entre outros. Em 1990 assumiu a Direção Executiva de Programação da Rede Bandeirantes.

Em 93, foi trabalhar na TV Manchete, atuando nas áreas de programação, produção e rede. Na continuidade participou da implantação da RedeTV, em 1999.

Em 2000, voltou à Rede Bandeirantes na função de Diretor de Programação do canal 21, que virou Rede 21 e em 2006 passou a se chamar Play TV. Quando o grupo desativou a grade artística da emissora Marcos Zago foi realocado na Band, na função de Gerente de Programação. Em 2017 passou a condição de Diretor Executivo de Programação, onde atuou até 2019.

Marcos Zago é um colega querido por todos e fez parte da diretoria da Pró-TV, Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação