MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUZ DEL FUEGO


Luz del Fuego era o nome artístico de Dora Vivacqua, que nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, em 21 de fevereiro de 1917. Foi bailarina, atriz, naturista e feminista. 

Ela foi a décima quinta filha de Etelvina e Antonio Vivacqua, de famílias oriundas da imigração italiana no Espírito Santo. Era irmã do senador Attilio Vivacqua.

Luz del Fuego teve sua vida levada para o cinema em um filme estrelado por Lucélia Santos, na década de 1980, mas foi em 1944 que iniciou suas apresentações como bailarina, usando o nome artístico “Luz Divina”, no picadeiro do circo “Pavilhão Azul”. Depois, por sugestão do amigo e palhaço Cascudo, mudou o nome para Luz del Fuego, nome de um batom argentino recém-lançado no mercado. Ele acreditava que o nome em espanhol atrairia o público.

Depois de um tempo estudando na Europa, Luz del Fuego voltou ao Brasil, em 1950. Ela passou a apresentar-se seminua com uma ou, às vezes, duas cobras jibóias enroladas em seu corpo. Adepta da alimentação vegetariana e do nudismo, não fumava, nem ingeria bebidas alcoólicas e, através de uma concessão da Marinha, obteve licença para viver na ilha Tapuama de Dentro, que foi por ela rebatizada como “Ilha do Sol”, onde fundou o “Clube Naturalista Brasileiro”.

Luz del Fuego, devido a sua coragem para enfrentar o preconceito de sua época com relação ao nudismo, e pelo pioneirismo na criação do primeiro clube naturista do Brasil, tem hoje sua data de nascimento, 21 de fevereiro, lembrada e comemorada entre os naturistas brasileiros, como “Dia do Naturismo”.

Na primeira metade dos anos 1950, Luz del Fuego fundou um Partido Político chamado Partido Naturalista Brasileiro e se candidatou a deputada federal por aquele partido.

Várias personalidades de Hollywood estiveram na Ilha do Sol, mas a maior parte delas foi barrada no pier por não querer ficar nua. A nudez era obrigatória e total na Ilha do Sol. 

Durante a década de 1960, Luz del Fuego e seus amigos naturistas começaram a freqüentar também, uma praia deserta que, hoje, se chama Abricó. A Praia do Abricó era uma segunda opção para quem gostava do naturismo, e até a hoje é utilizada pelos adeptos.

Em 19 de julho de 1967, Luz del Fuego e seu caseiro foram assassinados, seus corpos foram amarrados em pedras e depois lançados para o fundo do mar. Após a sua morte, a Ilha do Sol voltou a ficar desabitada. 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação