MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LÚCIO MAURO


Lúcio Mauro é o nome artístico de Lúcio de Barros Barbalho. Ele nasceu em Belém do Pará, em 14 de março de 1927.

Muito inteligente, desde menino interessou-se por arte. Começou sua carreira na Rádio Clube de Recife. E depois passou para a TV Rádio Clube do Recife, uma emissora associada. Mudou-se depois para o Sul e em 1963 fez o filme “Terra Sem Deus”, em que foi além de ator, o diretor executivo.

E em 1968 fez o importante programa humorístico “Balança Mas Não Cai”, em que numa fase ele foi também o diretor. Na década de 1960 estava na TV Bandeirantes. Era então casado com a atriz pernambucana Arlete Salles. E eles tiveram os filhos: Alexandre e Gilberto. Lúcio e Arlete fizeram na TV Bandeirantes o programa: “I Love Lúcio“. Esse programa foi depois para a TV Tupi, com o mesmo nome e ainda com o casal Lúcio e Arlete.

O ator foi a seguir para a Rede Globo de Televisão e lá ficou por muitos anos. Participou de seriados, novelas, humorísticos. Fez os programas “Balança Mas Não Cai”; “Chico City”; “Chico Anysio Show”; “A Festa é Nossa”; “Escolinha do Professor Raimundo”; “Você Decide” e “Zorra Total”.

Como ator dramático esteve em “Dona Flor e Seus Dois Maridos”; “Pecado Capital”; “Malhação”; “Os Normais”;”Sob Nova Direção”; “Paraíso Tropical” e “Caminho das Índias”.

Lúcio Mauro se casou novamente com Ray Luiza Barbalho e com ela teve três filhos: Luciane Maria, Lúcio Mauro Filho, também ator de destaque na TV e Luanna.

Embora seja um ator e humorista consagrado na Televisão, ele também se dedica muito ao Teatro, com peças de cunho religioso.

Desde 2004, teve uma carreira intensa no cinema. Fez: “Redentor” (2004), “Cleópatra” (2006), “O Homem que Desafiou o Diabo” (2007), “Bezerra de Menezes – O Filme” (2008), “Feliz Natal” (2008), “A Mulher Invisível” (2009) e “Muita Calma Nessa Hora” (2010).

Na televisão, seus dois personagens mais famosos foram o seu Aldemar Vigário e Jorginho (da dupla Jorginho e Ofélia), que fez muito sucesso no “Balança, Mas Não Cai” primeiro, e onde ele contracenou com as atrizes Íris Bruzzi, Sonia Mamede e Cláudia Rodrigues, todas elas vivendo a personagem Ofélia em momentos diferentes.

Em 2008, fez ao lado de seu filho Lucio Mauro Filho, a peça teatral “Lucio 80-30”, primeiro trabalho dos dois juntos.

Lucio Mauro faleceu no Rio de Janeiro em 11 de maio de 2019, aos 92 anos de idade, tendo sido velado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro .

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação