MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LOURDES MAYER


Maria de Lourdes Cantanheda nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 13 de março de 1920.

Era de uma família de artistas. Sua mãe Luiza Nazareth, era atriz de rádio e de teatro, e seu pai, Gabriel Castanheda, era um empresário e produtor teatral. Era irmã de Alair Nazareth e de Zilka Salaberry, ambas também atrizes.

Em 1936, Lourdes se casou com o ator Rodolfo Mayer, com quem viveu até 1959 e teve dois filhos: Rodolfo Junior e Ricardo, assumindo aí o nome artístico de Lourdes Mayer.

Ela iniciou sua carreira como atriz de rádio, teatro e cinema em 1937, na peça “Anna Christie“, e depois também atuou em “Uma Loura Oxigenada”; “Marquesa de Santos”; “O Menino Jesus”; “A Família Barret” e “Toda a Vida em Quinze Dias”.

Em 1939,  apareceu no filme “Onde Estás Felicidade?“, mas nos anos 1940 e 1950 se transformou em uma das estrelas principais do radioteatro do Rio de Janeiro, atuando primeiro na Rádio Tupi do Rio e depois na Rádio Globo.

Chegou à Televisão em 1952, quando estrelou teleteatros na TV Tupi do Rio de Janeiro e participou do programa “Teatro Câmera Um” e do “Teatro das Nove e Meia”. Também atuou na TV Excelsior a partir de 1963, onde esteve no programa “Dercy Beaucoup”, ao lado de Dercy Gonçalves e nos teleteatros da emissora.

A primeira novela na TV de Lourdes Mayer foi “O Retrato de Laura“, em 1969, na TV Tupi, e depois ela fez “Enquanto Houver Estrelas”, também no mesmo ano; “João da Silva”, em 1973, na TV Educativa e “A Conquista” em 1978 na TV Educativa do Rio.

Em 1975, Lourdes Mayer passou para o elenco da Rede Globo de Televisão, onde se popularizou atuando em “O Grito”; “O Feijão e o Sonho”; “Maria, Maria”; “Dancin’Days”; “Olhai os Lírios do Campo”; “Marina” e “Ciranda de Pedra”.

Foi para o SBT em 1982 fazer a novela “Conflito”, e retornou para a TV Globo no ano seguinte para atuar nas novelas “Louco Amor”; “Vereda Tropical”; “Direito de Amar”; “Vale Tudo”; “Vida Nova” e na minissérie “Anos Rebeldes“. Atuou também na TV Bandeirantes, onde fez as novelas “A Idade da Loba” e “O Campeão”, e seu último trabalho foi na TV Manchete, em 1996, na novela “Xica da Silva”.

Lourdes Mayer foi também uma grande dubladora. É dela a voz da Rainha Má, do clássico infantil “Branca de Neve e os Sete Anões”.

A atriz e dubladora faleceu em 25 de julho de 1998, na cidade do Rio de Janeiro, vitimada por um enfisema.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação