MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LIANA DUVAL


Maria de Lourdes Vasconcelos Antunes nasceu na cidade de Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo, em 06 de junho de 1927.

Com o nome artístico de Liana Duval, ela começou no Cinema em 1952, atuando ao lado de Mazzaropi nos filmes “Sai da Frente” e “Nadando em Dinheiro”. Ela fez no Cinema mais de 50 filmes, atuando em comédias e em filmes dramáticos. Se destacou nos anos 1950 e 1960 em “João Gangorra”; “Uma Vida Para Dois”; “O Craque”; “Floradas na Serra”; “A Pensão de Dona Estela”; “O Pão Que O Diabo Amassou”; “Hoje o Galo Sou Eu”; “Só Naquela Base”; “Crônica da Cidade Amada”; “O Beijo”; “O Pornógrafo” e “Em Cada Coração Um Punhal”.

A estréia na Televisão aconteceu em 1964, quando Liana Duval fez a novela “Marcados pelo Amor”, na TV Record. Em 1968, ela participou da famosa novela da TV Tupi, “Beto Rockfeller“, e em 1969. na mesma emissora, fez “Nino, o Italianinho”.

Na década de 1970, foi uma das atrizes mais atuantes do cinema nacional, participando de “Fora das Grades”; “A Infidelidade ao Alcance de Todos”; “Anjo Loiro”; “Mestiça, a Escrava Indomável”; “Macho e Fêmea”; “As Delícias da Vida”; “Pensionato de Mulheres”; “Amantes, Amanhã Se Houver Sol”; “A Casa das Tentações”; “O Seminarista”; “Mágoa de Boiadeiro”; “A Santa Donzela”; “O Outro Lado do Crime”; “Dani, um Cachorro Muito Vivo”; “Milagre, o Poder da Fé”; “Por Um Corpo de Mulher”; “Mulher, Mulher”, “Joelma, 23º Andar ” e “Os Amantes da Chuva”.

Nesse mesmo período, Liana esteve com destaque na novela “O Machão“em 1974/75 na TV Tupi, e na mesma emissora atuou ainda em “O Sheik de Ipanema”; “Vila do Arco” e “Roda de Fogo”. 

Nos anos 1980, a atriz continuou aparecendo constantemente na grande tela e atuou em “Império das Taras”; “Ariella”; “Ato de Violência”; “Pornô”; “Aluga-se Moças”; “Um Casal de 3”; “Tchau Amor”; “A Noite das Taras ll”;  “O Vale dos Amantes”; “Sete Dias de Agonia”; “Amor, Palavra Prostituta”; “Tudo na Cama”; “De Todas as Maneiras”; “Filme Demência”; “A Dama do Cine Shanghai” e o premiado “Vera”. 

Em 1982, ela passou para a TV Cultura, onde fez os especiais “Maria Stuart” e “O Coronel e o Lobisomem”. Em 1987, ela fez na TV Manchete, a novela “Carmem”, e em 1989, na Rede Globo, atuou em “Tieta‘. Em 1990, mais uma vez na TV Manchete, fez “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, e depois ficou na TV Globo por alguns anos e participou da minissérie “Meu Marido” e das novelas “A Próxima Vítima”; “O Rei do Gado” e “Torre de Babel”.

Liana Duval faleceu em 23 de março de 2011, aos 83 anos de idade, na cidade de Carmo da Cachoeira, em Minas Gerais, vitimada por um câncer.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação