João Carlos Petrucci da Silva Tavares nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 20 de dezembro de 1930.
Adotou o nome artístico de Kleber Afonso e foi ator, diretor, roteirista, radioator e produtor.
A carreira começou no Teatro no final dos anos 1950, quando interpretou e dirigiu o espetáculo “A Ilha do Tesouro“, e logo depois realizou uma montagem infantil de “Pinocchio”. Alguns anos depois se destacou nos palcos nacionais com “Caiu o Ministério”; “Lua de Mel no Motel”; “Um Edificio Chamado 200”; “As Hienas” e “Movimento Zero Hora:Estórias Urbanas”.
Trabalhou na TV Cultura nos seus primeiros anos, na década de 1960, em programas como “Quando Menos Se Espera”; “Sombras do Terror” e “Encontro com a Vida”.
No Cinema começou atuando em filmes de Mazzaropi, e fez “As Aventuras de Pedro Malazartes”; “Casinha Pequenina”; “O Lamparina”; “Meu Japão Brasileiro”; “O Corintiano” e “Betão Ronca Ferro”. Fez também algumas pornochanchadas como “O Conto do Vigário”; “O Poderoso Machão”; “Clube das Infiéis”; “A Carne”, e participou do primeiro filme de Hector Babenco, “O Rei da Noite”, ao lado de Paulo José e Marília Pêra.
Kleber Afonso foi o primeiro a fazer um programa radiofônico, especialmente direcionado ao público gay. Isso aconteceu em 1980.
Na Televisão ele marcou presença nas novelas: “Mulheres de Areia”; “As Divinas e Maravilhosas”; “O Machão”; “Ídolo de Pano” e “Vila do Arco”, todas na TV Tupi e na minissérie “Moinhos de Vento” na TV Globo.
Kleber Afonso foi vitimado por um tumor cerebral e veio a falecer em 05 de junho de 1983, com apenas 52 anos de idade.