MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JARARACA E RATINHO


JoséLuís Rodrigues Calazans era o nome de Jararaca, O apelido lhe veio, após elepróprio haver apelidado um amigo de “Cobrinha”, e oapelido ficou para sempre. Jararaca nasceu em Maceió, capital de Alagoas, em 29de setembro de 1896. Era músico, e gostava muito de tocar violão. E, em1918, estava à frente de um grupo carnavalesco do Recife, chamado”Os Boêmios”e que, com seus instrumentos de corda e sopro,excursionava por vários estados do nordeste. E, quando chegou à Paraíba,encontrou-se com Ratinho, outro músico, nascido no mesmo ano que Jararaca,1896. O nome de Ratinho era Severino Rangel de Carvalho. Este ganhou o apelido,por gostar de cantar uma música que dizia:”Rato, rato, rato….”..Mas “Os Boêmios”continuavam a atuar.Para sorte dos músicosprincipiantes,à época excursionou pelo nordeste, o conjuntochamado:”Os Oito Batutas”, grupo de chorões,em que atuavam, entreoutros, João da Baiana, Pixinguinha e Donga. Eles estiveram duas semanas emPernambuco, em 1921, poucos antes de embarcarem para a França. Eram nomenacional. E deram um grande incentivo à música nacional. E os”Boêmios”deram uma guinada, transformando-se nos “TurunasPernambucanos”, aprimorando o repertório para incluirem valsas,modinhas, emboladas. E começaram a ir para o sul. No Rio de Janeiro ganharamainda mais combustível e os intelectuais cariocas os apreciavam, por encaixaremmúsicas de Catulo da Paixão Cearense, Monteiro Lobato, Villa-Lobos.

O rádio, que foi inaugurado no Brasilem 7 de setembro de 1922, ainda funcionava sem anunciantes, era só para umpúblico assinante e era complementado por serviços de alto falantes. O rádio,como mídia, só passou a ser regulamentada em 1930.

Em seguida, em 1925, formou-se a dupla”Jararaca e Ratinho”, que nunca mais se separou. Eles apresentaram-se em todos ospalcos do Brasil. E não eram apenas cantores. Contavam piadas, intercalando commúsicas próprias e de cantores conhecidos.As habilidades da dupla eraminquestionáveis. Jararaca, além de bom violonista, era um grande letrista. ERatinho era grande compositor de choros. É dele a bela: “Saxofone, Por QueChoras?” A dupla compôs 200 canções.Apresentou-se no Teatro Santa Helena, em São Paulo e fez imenso sucesso,com as emboladas:” Espingarda e…Pá” e “Sapo no Saco” e outras. Mas o verdadeiroestouro veio com a música cantada até hoje em todos os carnavais:”MamãeEu Quero”

“Mamãe eu Quero”, após serrejeitada por várias gravadoras, foi gravada pela Companhia Odeon e estourou no Brasil e no mundo. Teve 26 regravações, inclusive nos Estados Unidos, porCarmem Miranda. E Bing Crosby, inspirador de Frank Sinatra, a gravou, com o título: ” I Want My Mama”.

E Jararaca e Ratinho foram entãocontratados pela Rádio Nacional, a mais importante do Brasil.Seu programa foilíder de audiência por 10 anos consecutivos.Suas principais músicas foram: ” Alma de Tupi”,” Cab loco da Roça”,” Passarinho Verde”, e muitas outras.

Em 8 de setembro de 1972 a dupla sofreu umgrande golpe: a perda de Ratinho. Morreu pobre. Sua casa era ao lado da casa docompanheiro Jararaca,em Caxias, Rio de Janeiro. E, em 9 de setembro de 1977,faleceu Jararaca, por complicações cardiovasculares.

O nome da dupla, porém, ficouinesquecível. Livros foram escritos sobre eles e suas músicas váriasvezes regravadas, além de “Mamãe eu Quero”, hino da alegrianacional.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação