MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HILTON PRADO


Ailto Comino Antonelli nasceu em São Paulo, no dia 19 de abril de 1935. Começou a cantar em 1955, quando chamou atenção do empresário Jordão de Magalhães, que o levou para cantar na Boate Cave, em 1957. Foi Jordão quem criou o nome artístico, Hilton Prado, para o jovem talento. Em 1958 participou do programa “Folias Phillips”, na TV Tupi. Com seu sucesso cantando na noite, estourou em 1959, e gravou o primeiro disco, pela Continental. Foi contratado pela TV Record, como cantor e apresentador. Em 1960 tornou-se crooner da orquestra de Silvio Mazzuca, onde permaneceu por três anos animando bailes da noite paulistana.

Na televisão, além de cantar, foi garoto propaganda, apresentador e ator. Na década de 1960 esteve na TV Excelsior, onde participou de diversos shows: “Espetáculos Tonelux”, “Viva o Vovô Deville”, “A Cidade Se Diverte”, “My Fair Show”, “Times Square”, “A Volta ao Mundo em 80 Shows”, “A Grande Revista”, entre outros. Hilton Prado atuou em diversas novelas: “Pigmalião 70” (1970) na Globo, “Jerônimo, O Herói do Sertão” (1972) na Tupi, “Corpo Santo” (1987) na Manchete, “Brega e Chique” (1987) na Globo. Também esteve na minissérie “A E I O Urca” (1990), na Globo.

Em 1962 Hilton integrou o elenco do musical “Tio Samba”, o primeiro grande musical estilo Broadway, feito no Brasil. Depois esteve no musical “Arco Íris” (1965), na famosa versão de “Alô Dolly!” (1966), estrelada por Bibi Ferreira, “Independência ou Morte (1972) e Evita (1985), onde personificou Juan Domingos Perón. No cinema, fez apenas dois filmes “A Difícil Vida Fácil (1972) e “A Rainha Diaba” (1974). Também trabalhou como modelo e fez fotonovelas.

Afastado da atividade artística estudou contabilidade e canto lírico. Participou de diversas óperas e deu aulas de canto por algum tempo.

Ele foi casado com a bailarina Suelly Rodrigues, com quem teve dois filhos Leonardo Pietro e a também atriz Giovanna Antonelli. É irmão do ator, modelo e empresário Renê Alfredo Antonelli.

Hilton Prado morreu no dia 11 de janeiro de 2021, aos 85 anos de idade. Lutava há algum tempo contra um câncer.

 

M.A.Z./15-04-2021

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação