MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HECTOR BABENCO


Héctor Eduardo Babenco nasceu na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, em 07 de fevereiro de 1946.

Foi um cineasta premiado, de ascendência  judaica e que se naturalizou brasileiro no final dos anos 1970, e que construiu no Brasil uma carreira elogiada em todo o mundo.

O primeiro filme de Hector Babenco foi “O Rei da Noite“, de 1975, estrelado por Paulo José e Marília Pêra. Um sucesso de crítica e de bilheteria nos anos 1970.

O filme seguinte foi o premiado e elogiado “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”, estrelado por Reginaldo Faria e Ana Maria Magalhães, premiado na Mostra Internacioal de Cinema de São Paulo, como o melhor filme pelo Júri Popular. Foi

Quatro anos depois ele lançou o longa “O Beijo da Mulher Aranha”, baseado na premiada novela de Manuel Puig e estrelado por William Hurt, vencedor do Oscar do ano como melhor ator, por Raul Julia e pela brasileira Sonia Braga. Com este filme ele abriu as portas do cinema norte-americano para dirigir por lá tambérm.

E o filme seguinte foi “Ironweed” estrelado por dois grandes nomes do cinema americano: Jack Nicholson e Meryl Streep, em 1987. Em 1990, Hector Babenco dirigiu uma co-produção entre os Estrados Unidos e o Brasil com elenco americano e algumas participações especiais de atores brasileiros que foi “Brincando nos Campos do Senhor”.

Ele voltou às telas em 1998 com um filme considerado como uma autobiografia que foi “Coração Iluminado” com um elenco de atores latinos e brasileiros, e voltou a conquistar uma boa bilheteria em 2003 com a produção “Carandiru”, baseada no livro de sucesso do dr. Drauzio Varella.

Reconheccido como um grande diretor de cinema nacionalmente e internacionalmente, ele ainda realizou mais dois filmes, “O Passado” em 2007 e “Meu Amigo Hindu”, produção internacional lançada nos cinemas quando ele já estava muito doente.

Hector Babenco era casado com a atriz Bárbara Paz e faleceu em 13 de julho de 2016, após ser internado no dia anterior no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista. Ele tratava de um câncer e teve uma parada cardiorrespiratóra. O diretor tinha 70 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação