Geraldo Pedrosa de Araújo Dias é onome verdadeiro do cantor e compositor famoso Geraldo Vandré. Ele nasceu emPessoa, na Paraíba, em 12 de setembro de 1935. Desde 14 anos queriacantar. Apresentou-se na época, no programa de calouros da RádioTabajara, de João Pessoa. Em 1951, foi para o Rio de Janeiro e cantou noprograma de César de Alencar, mas foi desclassificado.
Conheceuentão Ed Lincoln, que tocava com Luiz Eça na boate do Hotel Plazae o garoto Geraldo tentava cantar nos intervalos das apresentações. Em 1955,com o nome de Carlos Dias, defendeu a canção “Menina”, deCarlos Lyra, num concurso da TV-Rio. Depois, usando o nome de Vandré,cantou na Rádio Roquete Pinto, que era uma abreviatura do nome de seu paiJosé Vandregisilo. Geraldo Vandré cursou então a faculdade de Direito do Riode Janeiro. quando participou do Centro Popular de Cultura , da União Nacionaldos Estudantes .
Na verdade foi aí que conheceu seu primeiro parceiro CarlosLyra. E passou a se interessar mais pela composição, deixando um pouco de ladoo ofício de cantor. Fez a letra de musica de Carlos Lyra : ” QuemQuiser Encontrar o Amor”. E ela foi gravada em 78 rpm, em abril de 61. Essamúsica foi incluída no filme:”Couro de Gato”. Em 62, Vandré passoua cantar em São Paulo, no João Sebastião Bar e iniciou parcerias com BadenPowell, Vera Brasil, Luiz Roberto. Gravou com Ana Lúcia o “Samba emPrelúdio”, de Baden e Vinícius de Moraes. A música fez sucesso. Foiquando Vandré compôs com Carlos Lyra:”Aruanda”. Em 64, gravou:’FicaMal com Deus”, seu primeiro LP. E depois:”O Menino das Laranjas”,com Téo de Barros.
Em 65, com Chico Buarque, defendeu no Festival da TVExcelsior:” Sonho de Um Carnaval”. E ainda:”Hora de Lutar”,que não se classificou. Musicou o filme:”A Hora e a Vez de Augusto Matraga”,de Roberto Santos. Depois lançou:”Cinco Anos de Canção”. Emseguida, venceu em São Paulo, no Festival da TV Excelsior, com amúsica:”Porta-Estandarte”, defendida por Airto Moreira e Tuca. Fezentão uma grande excursão por todo o nordeste brasileiro e ainda no mesmo ano,1966, ganhou o Festival da TV Record, com “Disparada”, dele e deTéo Barros. Na verdade sua música empatou com :”A Banda”, deChico Buarque . Geraldo Vandré estava consagrado. como compositor econsagrou o cantor Jair Rodrigues. Em seguida, ficou em segundo lugar no FIC, daTV-Rio, com : “O Cavaleiro”. Em 67, Geraldo Vandré ganhou um programasó seu, na TV Record de São Paulo, que tinha a direção de RobertoSantos.
Em seguida, Vandré inscreveu no III FMPBdo Rio de Janeiro, a música:”De Serra, De Terra, De Mar”. Mas ela foidesclassificada. Nesse ano conseguiu sucesso com: “Arueira”; ecom o frevo:”João e Maria”. A seguir, a pedido dos padres dominicanosde São Paulo, compôs:”A Paixão Segundo Cristino”. Em 68,gravou:”Canto Geral”, e”O Plantador”.
Seu grande momento, porém, foiquando apresentou:”Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores”, que ficouconhecida como: “Caminhando”, e que foi tida como um hinorevolucionário de esquerda,causando muito problema a Vandré. Virou um hinoestudantil,e foi vetada pela censura. Geraldo Vandré foi para o exílio, noChile, em 1968. Lá ele compôs:”Desacordonar”, mas o sucesso de”Caminhando ” continuava e Vandré apresentou-se clandestinamente emprogramas no Brasil, tendo então que fugir às pressas , para a Argélia. Foidepois para a República Federal da Alemanha, gravando programas na Baviera.Esteve na Grécia, Áustria, Bulgária e depois Itália, França. Na Itália, ogrande cantor Sérgio Endrigo regravou músicas de Geraldo Vandré, e em Paris,Vandré remontou: “A Paixão Segundo Cristino”, na Igreja Saint-Germain Des Pres. Depois gravou o LP :”Das Terras De Benvirá”,com as músicas:”Na Terra Como No Céu”;”Canção Primeira’; e”De América”..Já de volta ao Brasil,gravou “Programa Flávio Cavalcanti” e “OFantástico”. Mas suas participações foram cortadas..
Depois de 14 anos de silêncio,Vandré apresentou-se na cidade de Presidente Stroessner, em um show. E em95, apresentou-se no Memorial da América Latina, numa festa da Semana da Asa,realizada pela CONAR.
Em 1997, o Quinteto Violado lançouo CD”Quinteto Violado Canta Vandré”. Ainda no mesmo ano, ElbaRamalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho regravaram: “Disparada” e”Canção Da Despedida”.
Até os dias de hoje, GeraldoVandré vive em São Paulo, mas muitos afirmam que ele tenha enlouquecido, tantofoi torturado, nos anos de censura, tendo sofrido agressões físicas e atéconsta que lhe extirparam os testículos. Mas nada disso é provado e ocantor e compositor nega tudo isso e diz que se afastou, pois sua imagem de CheGuevara brasileiro, abafa sua obra artística.
Geraldo Vandré é, sem dúvida,uma personalidade marcante no cenário artístico nacional.