MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FERRUGEM


Seu nome de verdade é Luiz Alves Pereira Neto, mas adotou o apelido como nome artístico. Ferrugem nasceu no dia 16 de setembro de 1966 em Barretos/SP. Ele é ator, apresentador e músico. Quando começou a trabalhar na área artística recebeu o apelido de “Ferrugem”, por ter sardas no rosto e cabelos ruivos. Quem o apelidou foi Lucio Mauro.

Aos oito anos integrou o elenco do programa” Gente Inocente”, na Tupi. E seguiu em várias atrações da emissora. Com o fechamento da Tupi foi para a então TVS, depois SBT. Fez sucesso como jurado do “Boa Noite Cinderela” e atuou em humorísticos. Em 1977 foi garoto-propaganda dos calçados infantis Ortopé, cantando o jingle da marca. Foi um impulso para que ele se tornasse uma celebridade. Devido ao seu sucesso popular, Ferrugem foi contratado pela Globo para atuar no “Balança Mas Não Cai“, “Os Trapalhões”, “Sitio” e especiais. Também, esteve na Manchete com Angélica no “Clube da Criança” e com Costinha no humorístico “Domingo é Dia de Graça”.

No teatro Ferrugem fez muitas peças infantis e trabalhou com o dramaturgo Antunes Filho na montagem da peça de Nelson Rodrigues “O Eterno Retorno”. No cinema, atuou pela primeira vez em “Costinha e o King Mong” (1977) e em algumas produções dos Trapalhões, nos anos 1980.

Nos anos 1990 Ferrugem morou nos Estados Unidos, onde estudou teatro e música – bateria e percussão, que passou a ensinar no Brasil. Em 2002, aos 35 anos, mas ainda com ar de adolescente, tornou-se “assistente” do apresentador João Gordo no programa “Piores Clipes do Mundo”, da MTV.

Após um distanciamento do mundo artístico, em 2011 ele voltou às telas no filme dirigido por Selton Mello, “O Palhaço”. Nesse ano participou, junto com Hebe Camargo, de um comercial para o Governo do Estado de São Paulo, fazendo campanha contra a venda e consumo de bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos. E um comercial da Bayer.

Ele voltou à sua cidade natal, Barretos, passando a trabalhar como funcionário público em projetos culturais para crianças carentes, dando aulas de teatro para jovens. Desde 2014, integra a banda de rock “Os Inoxidáveis”, como baterista. Também é formado em jornalismo.

Alguns dos seus trabalhos:

1974 Gente Inocente- programa Ferrugem Tupi
1974 Alegríssimo – programa Tupi
1975 Agência Lig-Pag – programa Tupi
1975 Alegríssimo 75 – programa Tupi
1975 Os Trapalhões – programa Tupi
1976 Deu a Louca no Show – programa Tupi
1976 Programa Silvio Santos –  Boa Noite Cinderela  – programa Jurado-mirim Globo
1977 Costinha e o King Mong Menino selvagem cinema
1979 O Milagre cinema
1981 Reapertura – programa SBT
1982 Sítio do Picapau Amarelo – Estranho Conto de Fadas – seriado Rumpleosticstikin Globo
1982 Balança Mas Não Cai -programa Globo
1982 Os Trapalhões – programa Globo
1983 Balão Mágico Globo
1983 A Turma do Pererê  – especial Globo
1987 Domingo de Graça- programa Manchete
1987 Clube da Criança –  com Angélica Manchete
2002 Piores Clipes do Mundo – Apresentador MTV
2011 O Palhaço cinema
2017 A Felicidade de Margô cinema
2019 Uma Carta para Ferdinand cinema

Ferrugem é portador de uma condição que o levou a parar de crescer, por baixa produção do hormônio do crescimento. Por cinco anos submeteu-se a tratamento nos EUA e assim cresceu até atingir cerca de 1,65 m.

 

 

M.A.Z./ 29-08-2021

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação