MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ELVIRA PAGÃ


Elvira Olivieri Cozzolino nasceu na cidade de Itararé, no interior de São Paulo, em 06 de setembro de 1920.

Muito pequena ela se mudou com a família para o Rio de Janeiro, e lá, com a irmã Rosina, passou a participar de reuniões do meio artístico carioca e ficou muito amiga dos integrantes do grupo musical Bando da Lua.

Em 1935, com o nome artístico de Elvira Pagã, ela formou com a irmã o grupo musical “Irmãs Pagãs”, que durou até 1941, quando Elvira se casou com Theodoro Eduardo Duvivier Filho. Elas gravaram 13 discos e participaram do filme “Alô, Alô, Carnaval” em 1936.

Elvira Pagã se tornou então uma das nossas mais comentadas e ousadas estrelas do Teatro de Revista e a foi a primeira mulher a usar um biquini na Praia de Copacabana, em 1950, e depois posou nua para um cartão natalino.

Ela foi a primeira Rainha do Carnaval carioca, mas em 1952, tentou o suicídio, cortando os pulsos  no seu apartamento na capital paulista. Sobreviveu, mas percebeu que a sua carreira estava em total declínio.

Ela participou de nove filmes, e os mais importantes foram “Favela”; “Dominó Negro”; “Carnaval no Fogo”; “Aviso aos Navegantes”; “Écharpe de Seda” e “Assim Era a Atlântida”.

A partir da década de 1970 ela se tornou pintora, mas começou a ter problemas psicológicos e passou a evitar o contato com as pessoas.

Elvira Pagã faleceu em 08 de maio de 2003, de falência múltipla dos órgãos, no Rio de Janeiro, aos 82 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação