MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DJALMA LIMONGI BATISTA


Djalma Limongi Batista nasceu em Manaus, capital do Amazonas, em 09 de outubro de 1947.

A estréia no Cinema foi em 1968, realizando o curta metragem “Um Clássico, Dois em Casa, Nenhum Jogo Fora”, com o qual ele anhou os prêmios de Melhor Filme, Direção e Roteiro no Festival de Curtas do Jornal do Brasil.

No ano seguinte ele lançou o documentário “Retorna, Vencedor”. Em 1973, Djalma lança outro documentário, “Porta do Céu”.

O primeiro longa metragem surgiu em 1981 com o premiado “Asa Branca: Um Sonho Brasileiro”, estrelado por Edson Celulari e que no Festival de Cinema de Gramado recebeu os Kikitos de Melhor Direção e Melhor Ator. O filme também foi premiado no Festival de Brasília e recebeu o Prêmio Air France de Cinema nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator.

Em 1986, Djalma dirigiu “Brasa Adormecida“, premiado no RioCine Festival, e em 1998, “Bocage, o Triunfo do Amor”, que levou o Prêmio Especial do Juri no Festival de Gramado.

Para a Coleção Aplauso da Editora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Djalma Limongi Batista escreveu a biografia do ator Walmor Chagas.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação