MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


COSTINHA


Lírio Mário da Costa nasceu no bairro de Vila isabel, no Rio de Janeiro, em 25 de março de 1923.

Veio de uma família artística. Seu pai era o palhaço de circo Bocó e a sua infância circense com certeza ajudou ele a criar seus personagens humorísticos. Exerceu diversas profissões quando, aos 13 anos, seu pai abandonou a família. Ele foi garçom, engraxate e apontador do jogo do bicho.

Em 1942, se inicia como faxineiro na Rádio Tamoio do Rio de Janeiro, e consegue aí a chance de ser radioator em vários programas, inclusive na primeira versão radiofônica da “Escolinha do Professor Raimundo“. Trabalhou também na Rádio Record do Rio e na Rádio Mayrink Veiga, em programas de grande sucesso como “Cadeira de Barbeiro” e “A Pensão da Dona Emilia”.

Adotou o nome artístico de Costinha e fez parte do Teatro de Revista em espetáculos como “Deixa o Velho Trabalhar”; “Eu Quero é Me Rebolar” e “Mulheres a Bangu”, e atuou muito em circo no final dos anos 1940 e nos anos 1950. Nessa época de inicio da televisão,fez diversas propagandas para o creme dental Gessy, o Posto Texaco, o sabão Rinso e depois, nos anos 1970, para as Loterias do Rio de Janeiro.

A Televisão surgiu na vida de Costinha em 1956, quando a TV Rio o contratou para o elenco do programa “Revistinha de Bolso”. A partir daí se tornou presença constante na nossa tela com participações nos programas “Rio Alegre”; “Só Tem Tantã”; “Feira Mais ou Menos Livre”; “Praça da Alegria”; “Rio, Te Adoro”; “Noite de Gala”; “Noites Cariocas”; “O Riso é o Limite”; “Domingo Alegre”; “A Volta ao Mundo em Oitenta Shows”; “”My Fair Show”; “Times Square”; “A Cidade Se Diverte”; “Café Sem Concerto” e “Central do Riso”.

Também lançou discos de humor nos anos 1970 e 1980, com grande sucesso de vendagem e muitos deles associados a espetáculos que realizava nos teatros do Brasil, sempre com capas irreverentes e títulos picantes como “O Viúvo Donzelo”; “O Peru da Festa” e “As Proibidas do Costinha”.

Durante muitos anos interpretou o personagem “Seu Mazarito” na versão televisiva da “Escolinha do Professor Raimundo”, da TV Globo, de 1990 a 1995, e também atuou no elenco do programa “Estados Anysios de Chico City“, em 1991, e em “Os Trapalhões” em 1992 e 1993, ambos na TV Globo.

Teve grande atuação no Cinema, participando de quase 30 filmes, entre eles: “Anjo do Lodo”; “O Rei do Movimento”; “Com Água na Boca”; “Sherlock de Araque”; “De Pernas Pro Ar”; “”E o Bicho Não Deu”; “Entrei de Gaiato”; “O Dono da Bola”; “Golias Contra o Homem das Bolinhas”; Como Ganhar na Loteria Sem Perder a Esportiva”; “Jesus Cristo Eu Estou Aqui”; “O Libertino”; “Costinha, o Rei da Selva”; “O Homem de Seis Milhões de Cruzeiros contra as Panteras”; “As Aventuras de Robinson Cruzué” e “Histórias Que Nossas Babás Não Contavam”. 

Foi casado quatro vezes, duas delas com Irany Pereira da Costa, com quem teve quatro filhas, e também adotou outros três filhos.

Costinha faleceu em 15 de setembro de 1995, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de enfisema pulmonar.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação