MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CONSUELO DE CASTRO


Consuelo de Castro Lopes nasceu na cidade de Araguari, Minas Gerais, em 03 de junho de 1946.

Mudou-se para São Paulo com os pais e estudou Ciências  Sociais na USP, se envolvendo ativamente no movimento estudantil dos anos 1960.

Sua primeira peça teatral foi “Prova de Fogo”, no final dos anos 1960, e ela foi proibida pela Censura de ser montada, mas premiada pelo Serviço Nacional do Teatro nos anos 1970.

O primeiro texto de Consuelo de Castro a ser apresentado nos palcos paulistas foi “À Flor da Pele” de 1969, que recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais como o melhor espetáculo do ano.

Em 1974, sua peça “Caminho de Volta” foi montanda por Fernando Peixoto e ganhou o prêmio Moliére de melhor autor, e em seguida escreveu “A Cidade Impossível”; “O Grande Amor de Nossas Vidas”; “Louco Circo do Desejo”; “Script Tease”; “Marcha a Ré” e “Mel de Pedra.

Ela também atuou como jornalista, publicitária e roteirista e trabalhou na Editora Abril e escreveu a novela “Um Homem Muito Especial” para a TV Bandeirantes, em 1980, a pedido de Wálter Avancini.  Como autora e roteirista participou também do programa “Minha Vida é uma Novela”, no SBT, em 2006, e foi co-autora da novela “Ribeirão do Tempo” na TV Record, em 2010.

Consuelo de Castro faleceu na capital paulista, de forma repentina, aos 70 anos de idade, em 30 de junho de 2016.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação