O nome completo do famoso radialista César de Alencar é Hermelindo César Matos de Alencar. Ele nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, em 6 de junho de 1917. Foi cantor, compositor, locutor, apresentador, radioator de muito sucesso.
Sua voz e seu estilo eram cativantes. Ele foi campeão de audiência por 15 anos consecutivos, e foi popular em todo o Brasil.
César de Alencar esteve nos Estados Unidos e de lá trouxe fórmulas que fizeram sucesso em nosso país.
Formado em Letras, César mudou-se do Ceará para o Rio de Janeiro. Lançou , na Rádio Clube do Brasil o programa: ” Parada dos Maiorais” e depois o : ” Cantinho dos Novos”. Depois, convidado por Renato Murce, foi trabalhar como locutor. Em 1942, criou o primeiro concurso de músicas de carnaval, ao lado de Herivelto Martins, Benedito Lacerda e Francisco Alves. Em 1945, foi contratado pela Rádio Nacional, que era a emissora mais ouvida do Brasil. Seu sucesso foi crescendo sempre. Aí trabalhou também como ator em novelas radiofônicas. Atuou em: ” Feche a Porta do Destino”, ” Uma Sombra”. Depois criou o programa: ” César de Alencar”, onde se apresentavam os principais artistas do Brasil. Entre as inovações que trouxe, César fazia entrevistas ao vivo pelo telefone, recurso que é usado até os dias de hoje.
César de Alencar gravou, em 1950. como cantor os compactos: ” Você Não Tem Vez” e ” Arrependimento”, em 78 rotações. Ele esteve nos primeiros programas da TV Tupi do Rio, em 1951, embora nunca tenha conseguido alcançar em TV o sucesso que fez em rádio, quando esteve por 15 anos consecutivos como radialista mais querido e mais ouvido do Brasil.
A imagem de César de Alencar ficou muito arranhada, porém, quando na época do Golpe Militar de 1964, seu nome apareceu entre os que acusaram colegas de profissão às autoridades militares. Ele afastou-se da Rádio Nacional de 64 a 76. Nesse ano foi contratado como assistente da superintendência da Radiobrás.
César de Alencar faleceu em 14 de janeiro de 1990 no Rio.