MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CAO HAMBURGER


O nome completo do cineasta Cao Hamburger é Carlos Império Hamburger. Ele nasceu em São Paulo, em 27 de fevereiro de 1962.

Ele passou sua infância no bairro paulista do Butantã, região oeste. Filho dos cientistas Ernest e Amélia Hamburger, teve grande incentivo da família para as artes, e então, desde pequeno, frequentou aulas de música, de teatro. O pai é alemão e a mãe descendente de italianos. Um irmão de sua mãe Amélia é o renomado cenógrafo e artista plástico Flávio Império. E assim Cao e os irmãos inclinaram-se para as artes. Cao é cineasta e roteirista, a irmã Sônia é produtora de cinema, Vera, outra irmã, é diretora de arte,Fernando é fotógrafo e Esther, professora de Comunicação e Arte. Eles seguiram essas profissões, embora tivessem se formado em Antropologia, é o caso de Esther,arquitetura, o caso de Vera. Cao chegou a entrar em três faculdades,mas não cursou nenhuma. E ele afirma: ” Meus anos de colegial foram tão ricos, que serviram de universidade”. Ele estudou no Colégio Equipe,que era reduto da agitação cultural, nos anos 70 e 80.

Desde pequeno, Cao e os amigos montavam pecinhas no quintal da casa. Geralmente eram paródias de programas de auditório de televisão. Eles tinham amigos, como o Serginho Grosman, que organizava shows,peças de teatro e outros eventos culturais na escola. Foi também do Colégio Equipe, que saíram os “Titãs”. E também os integrantes da” Casa 7″, que eram: o Nuno Ramos, o Rodrigo Andrade, o Carlito Carvalhosa, também artistas.

Cao Hamburger queria ser músico. Tocava guitarra, baixo, violão. Deu aula de música para crianças, e então percebeu que levava jeito para lidar com elas. E então, quando já produtor cinematográfico, era para as crianças que se dirigia, ao trabalhar. Estava com 10 anos, quando ao ser perguntado o que queria ser quando crescesse, respondeu prontamente: ” Quero ser pai”. E hoje , casado com a escritora de livros infantis Ana Maria Caira, ele é pai de Antônio e Carolina.

Cao começou a trabalhar em televisão, na TV Cultura de São Paulo, em 1995, no programa: ” Castelo Rá-Tim-Bum”. Em 2004, fez, na Rede Globo:” Cidade dos Homens”. Em 2006, na HBO: ” Filhos do Carnaval”. E em 2008, no Canal Futura: ” O Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais”.

Em cinema, Cao começou em 1985, quando fez a co-direção do curta: ” Frankestein Punk”. Em 86:, dirigiu: “A Garota das Telas”.. Em 1999: ” Castelo Rá-Tim-Bum- O Filme”. Em 2006: ” O Ano Em Que Meus Pais Sairam de Férias”, E em 2011: ” Xingu”.

O filme: “O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias” tornou-se um marco em sua carreira. O filme recebeu uma série de prêmios, além de uma indicação ao Urso de Ouro, no Festival de Berlim, de 2007. O filme não é autobiográfico, mas Cao e os irmãos ficaram sozinhos,ou melhor, aos cuidados da avó judia, quando os pais Ernest e Amélia tiveram realmente perseguições políticas, e ficaram ” uns dias” fora de casa, que para Cao, menino, pareceram meses. Ele não gosta de tocar nesse assunto, e diz que a mãe, ao voltar, ficava dias e dias na cama, sem querer levantar. Por certo, essas memórias o ajudaram a roteirizar o filme, que tanta emoção trouxe a todo o público.

Também seu seriado:” Filhos do Carnaval”, produzido pelo canal HBO, estrelado por Jece Valadão, concorreu em Nova York, ao Emmy Internacional.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação