MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BLOTA JUNIOR


Filho de José Blota e de Dona Amélia Queiroz Blota, Blota Junior nasceu em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, em 03 de março de 1920. Teve uma infância tranqüila, ao lado dos irmãos Luizir, Geraldo, Maria, Luiz Gonzaga e Cícero. Foi escoteiro, apóstolo na Semana Santa, fez a 1a Comunhão e tudo aquilo próprio de uma família católica. Começou a se destacar nos estudos. De família de calabreses, muito apegados entre sí, teve, porém, o apoio do pai, cartorário, para estudar longe de sua cidade natal e chegou à São Paulo, onde fez Faculdade de Direito.

Sempre se destacou por sua oratória. Foi orador da turma do Centro Acadêmico do Colégio São Bento,e do pré-jurídico da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Dono de bela voz, perfeita dicção e português castiço, desejou então entrar para o rádio paulistano. E qual sua surpresa: foi reprovado 5 vezes. Mas não desistiu, acabando por conseguir um lugar de locutor substituto de todos os esportes, na Rádio Bandeirantes. Lia muito, comprava todas as revistas de esportes nacionais e estrangeiras, mas seu autor preferido era Eça de Queiroz. Na verdade começou como jornalista, escrevendo sobre esportes em 1938. Esteve nas emissoras de rádio Cosmos, Cruzeiro do Sul, sempre como locutor e já então apresentador.

Foi, porém na Rádio Record que se salientou e ali ficou de 1940 a 1985, em rádio e televisão. Sua inteligência foi sempre reconhecida. Fez programas de muito sucesso, como apresentador e produtor. Entre eles destacam-se: “Sua majestade, o cartaz” , “Aliança para o sucesso”, “Rapa Tudo”, “Blota Jr. Show” , “Diálogo Nacional”, “Gente que brilha”, e outros. Tudo o que fez foi sucesso. Esteve também na TV Bandeirantes e no SBT. Seus programas sempre aconteceram em nível nacional, mas embora tenha tido sempre vitórias, nunca deixou sua paixão inicial: a locução esportiva . Ele esteve na Alemanha, em 1974 na Copa do Mundo e na Coreia do Sul, em 88, nas Olimpíadas.
Sendo um homem nascido para o rádio e para a televisão, foi levado, por várias circunstâncias, à carreira política. E teve mais vitórias. Foi deputado estadual por duas vezes, deputado federal de 1975 a 1979, foi Secretário de Estado dos Negócios de Turismo em São Paulo, Secretário de Estado de Informação e Comunicação e Secretário de Comunicação, no governo Paulo Maluf. Mas Blotainsistia sempre que a política, e sua ligação com os políticos, aconteceram quase à sua “revelia”, mais levado pela solicitação dos amigos, que por sua vocação nata.

É, e sempre foi, homem de comunicação e seus grandes méritos eram demonstrados principalmente em fabulosos programas de auditório, onde seu dom da palavra, e sua comunicação com o público, eram inimitáveis.
Blota Junior sempre foi um vencedor. Foi casado com a também radialista Sonia Ribeiro, de quem é viúvo. Casaram-se quando ela tinha pouco mais de 16 anos e tendo sido convidado pela CBS e pela NBC, Blota receoso, resolveu voltar ao Brasil, pois Sonia engravidara e era “quase uma menina”. Blota eSônia tiveram 3 filhos e 5 netos.

Integro, educado, inteligente, ímpar, Blota Junior teve sempre a admiração total de seus amigos e colegas. Idealizador do prêmio Roquete Pinto, ele mesmo o recebeu várias vezes.

Blota é um “fora de série” , é a opinião geral. Onde quer que estivesse, em qualquer circunstância, salientou-se sempre. Seu raciocínio rápido é traduzido por palavras perfeitas, marcantes e definitivas.

Blota Junior foi um marco nos meios de comunicação do Brasil. Um vencedor. Blota Júnior faleceu em 22 de dezembro 1999. Deixou uma lacuna, jamaispreenchida.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação