MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALEXANDRE ARRABAL


Seu nome completo é Alexandre Thadeu da Costa Arrabal. Nasceu no Paraná, em 7 de setembro de 1959. É ligado às artes plásticas e chegou á chefia, na Rede Globo de Televisão.

Sua vida e sua carreira:

È filho de José Arrabal, que foi importante diretor das Emissoras Associadas de Televisão. e é advogado. Por causa do trabalho, ele mudou-se para o Rio de Janeiro e foi ser o diretor superintendente da TV Tupi do Rio.

O garotinho Alexandre ia sempre que podia, após a escola, fazer companhia ao pai na emissora. Ficava desenhando, mas conseguia dar uma “ escapadinhas” nos estúdios da televisão.

Formou-se em Programação Visual, na Pontifícia Universidade Católica- PUC, do Rio, em primeiro lugar, em 1982.

Mas o garoto já havia trabalhado em televisão. Estava com 14 anos apenas quando fez um estágio na TV Rio. Numa de suas férias, foi estagiar na TV Iguaçu, de Curitiba. Quando se formou, já estava na TV Manchete, do Rio.E ali desenvolveu o departamento de arte, especialmente para o jornalismo.

Em 1985, foi contratado pela Rede Globo, para o Departamento de Artes

Em 1987, foi para a Itália, fazer um trabalho na RAI, principal emissora italiana, no Departamento de Artes. Mas foi chamado por Delfim Fujiwara, na Globo do Brasil, e ele voltou. Havia novidades na apresentação dos grafismos, pois foi nessa época que começaram realmente a trabalhar com computação gráfica e queriam reformular o visual do “ Jornal Nacional”

Em 1990, Alexandre voltou à Itália, Mas ficou menos de dois anos e retornou ao Brasil, para cuidar do visual do “ Fantástico”.

Em 1992, Alexandre Arrabal assumiu a chefia do Departamento de Artes da Central Globo de Jornalismo, a convite de Carlos Henrique Schroder.

E ele ajudou a fazer cenários novos, para os jornais da Globo e também para os jornais das afiliadas da Globo. Também para programas de entretenimento, como: “ No Limite” e “ Domingão do Faustão”.

Em 2000, e por conta própria, Alexandre pensou numa reforma total do cenário do “ Jornal Nacional”, quando pensou em colocar, no começo do programa, a redação, com todos os seus funcionários e a sua movimentação. O resultado foi realmente inovador. E para os programas locais, deu um jeito de mostrar visão da cidade, pelos vidros do estádio. Outra bela inovação. Mas ele diz: “ Claro que contei com a participação de vários outros diretores nessa decisão”.

Em 2008, no aniversário de 35 anos do “Fantástico”, houve outra melhora. O globo terrestre foi colocado acima da redação, ganhando movimento. E foi instalado um telão para mostrar imagens e ilustrações complementares às reportagens.

Em relação ao esporte, também Alexandre tem procurado inovar, colocando mais dinamismo nos programas; “ Globo Repórter” e “ Esporte Espetacular”

Alexandre Arrabal está sempre è frente do Departamento de Artes do Jornalismo da Rede Globo. Mas cuida também das transmissões de carnaval e atende toda a Globo News.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação