MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ABRAHÃO FARC


Abrão Jacob Szarfarc nasceu na cidade de São Paulo, em 28 de julho de 1937.

A estréia do ator, que assumiu o nome de Abrahão Farc, foi nos palcos em 1962, no espetáculo “A Visita da Velha Senhora”, atuando depois com sucesso em “Pequenos Burgueses”; “Andorra”; “Os Inimigos”; “A Vida Impressa em Dólar”; “O Rei da Vela”; “Um Inimigo do Povo”; “A Longa Noite de Cristal”; “Tambores na Noite”; “Caiu o Ministério”; “Leonor de Mendonça” e “Equus”.

Em 1968, começou a aparecer em Cinema, estreando em “Anuska, Manequim e Mulher“, e em seguida marcou presença em “As Amorosas”; “A Mulher de Todos”; “Bang Bang”; “O Detetive Bolacha Contra o Gênio do Crime”; “Cada Um Dá o Que Tem”; “Tiradentes, o Mártir da Independência”; “Excitação”; “O Mulherengo”; “Belas e Corrompidas”; “O Estripador de Mulheres”; “Ato de Violência”; “A Noite das Depravadas”; “Nem Tudo é Verdade”; “Vera”; “Oswaldianas”; “Alma Corsária”; “Como Fazer Um Filme de Amor”; “Nina”; “Cafundó”; “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” e “O Cheiro do Ralo”, seu último filme, feito em 2006.

Na Televisão ele chegou em 1970, na TV Tupi, para viver o padre Rozendo na novela “O Meu Pé de Laranja Lima”. Na mesma emissora participou ainda das novelas “NossaFilha Gabriela”; “Na Idade do Lobo”; “Bel Amy”; “Camomila e Bem-Me-Quer”; “Mulheres de Areia”; “O Machão”; “Idolo de Pano”; “Ovelha Negra”; “A Viagem”; “Xeque-Mate”; “O Julgamento”; “O Profeta”; “Salário Mínimo” e “Gaivotas”.

Foi para a  TV Bandeirantes em 1981, onde participou das novelas “Dulcinéia Vai à Guerra”, “Os Imigrantes” e “Campeão”. Em seguida, na TV Cultura, atuou em “O Fiel e a Pedra”; “Partidas Dobradas” e “O Coronel e o Lobisomem”.

Na Rede Globo de Televisão, Abrahão Farc atuou nas minisséries “Moinhos de Vento”; “A Máfia no Brasil” e “Meu Destino é Pecar”, e depois nas novelas “Livre para Voar”;”De Quina pra Lua” e “O Outro”. Foi para a Rede Manchete em 1986, onde participou de “Dona Beija”; “Tudo ou Nada” e “Kananga do Japão”. Voltou para a TV Globo em 1989 para atuar nas novelas “Vida Nova”; “Gente Fina”; “Mico Preto”; “Salomé”; “Malhação” e “Força de um Desejo”.

Em 1998, na TV Record, atuou na minissérie “A História de Ester”, e em 2002, no SBT, esteve em “Marisol” e depois em “Revelação”, de 2009. Também fez a novela “Sete Pecados” na TV Globo, e seu último trabalho na TV foi em “9 mm: São Paulo”, na Fox, em 2011 .

Abrahão Farc faleceu em 24 de setembro de 2012, aos 75 anos de idade, na capital paulista, após sofrer uma queda em casa, o que lhe provocou um trauma na cabeça.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação