MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ADRIANO REYS


Adriano António de Almeida Rocha, mais conhecido como Adriano Reys, nasceu na cidade do Porto, em Portugal, em 20 de julho de 1933.

Chegou ao Brasil com apenas três anos de idade, e com 19 anos, depois em pensar em ser atleta, resolveu ser ator e estreou nos palcos ao lado de Oscarito e Margot Louro na peça “Cupim”. No mesmo ano fez o seu primeiro filme que foi “Os Três Recrutas”.

Nos palcos ele tabém atuou em “O Golpe”; “À Margem da Vida”; “As Loucuras de Mamãe”; “O Idiota”; “Toda Donzela tem um Pai que é uma Fera”; “Os Cangurus”; “Sarapalha” e “O Avarento”.

A estréia na TV aconteceu em 1956, na TV Rio, quando participou do “Teatro de Variedades Moinho de Ouro”, participando em 1962 do programa “Noite de Gala”, na mesma TV Rio. As novelas chegaram na sua carreira em 1970, quando fez “E Nós Aonde Vamos?” na TV Tupi e depois, no mesmo ano, “Pigmalião 70”, na TV Globo.

Nos anos 1950 e 1960 se destacou no Cinema, atuando em “A Dupla do Barulho”; “Malandros em Quarta Dimensão”; “Leonora dos Sete Mares”; “Angu de Caroço”; “O Golpe”; “Aí Vem os Cadetes”; “Os Apavorados”; “As Sete Evas”; “No Tempo dos Bravos” e “Garota de Ipanema”.

O sucesso no Cinema o levou a ser galã de novelas nos anos 1970, estreando “O Preço de um Homem” em 1971; “Bel-Ami” em 1972; “Rosa dos Rumos” em 1973; “Os Inocentes” e Ídolo de Pano”, ambas em 1974; “A Viagem” e “Ovelha Negra” em 1975; “Papai Coração” e “O Julgamento” em 1976; “Éramos Seis” em 1977; “O Direito de Nascer” em 1978 e “Como Salvar Meu Casamento” em 1979, todas na TV Tupi.

Enquanto isso, Adriano Reys fazia Teatro esporadicamente e no Cinema atuou com destaque em “Paixão na Praia” ao lado de Norma Benguel; “Gente Que Transa” ao lado de Márcia Maria e “Tiradentes, o Mártir da Independência”, vivendo o papel título.

Com o fechamento da TV Tupi. ele se transferiu parta a TV Globo, onde atuou com destaque em “Ciranda de Pedra” em 1981; “Sétimo Sentido” em 1982; “Final Feliz” em 1982; “Parabéns Pra Você” em 1983; “Amor Com Amor Se Paga” em 1984; “Ti Ti Ti” em 1985; “Selva de Pedra” em 1986; “Vale Tudo” em 1988 e “Barriga de Aluguel” em 1990.

Passou pelo SBT onde fez a novela “Cortina de Vidro” e também pela TV Bandeirantes, contracenando com Betty Faria em A Idade da Loba, em 1995. De volta para a TV Globo, atuou em “Mulheres de Areia”; “Quatro Por Quatro”; “Malhação”; “Kubanakan” e “A Lua Me Disse”. Em 1999, passou pela TV Record, onde fez a novela “Tiro e Queda” e em 2006 voltou a Bandeirantes, atuando em “Paixões Proibidas”, uma co=produção com a TV portuguesa.

Em agosto de 2009, foi ao ar seu último trabalho na televisão “Promessas de Amor”, na TV Record. Antes, na mesma emissora, já havia participado da terceira fase de “Mutantes — Caminhos do Coração”.

Adriano Reys faleceu em 20 de novembro de 2011, no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, onde estava internado para tratamento de um câncer no fígado e no peritônio, aos 78 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação