Mário Monjardim Filho nasceu no dia 16 de janeiro de 1935, na cidade de Vitória/ES. Iniciou sua carreira em 1954 na Rádio Vitória, pelas mãos do diretor José Américo, que depois se transferiu para a Rádio Nacional do Rio.
Em 1958 Mario foi chamado por José Américo para trabalhar na Nacional, onde ficou até 1965.
Entrou na tv, na Globo, a convite de Graça Melo. Esteve na primeira versão de “Carga Pesada” e nos programas “Chico Anysio Show” e “Os Trapalhões”, todos da década de 1980.
Mas sua carreira mais significativa foi na dublagem, onde foi ator e diretor.
Começou 1958, na Herbert Richers, logo que chegou ao Rio de Janeiro. Nos anos 1960 trabalhou na ZIV, Rio Som, Cine Castro, TV Cine Som, e Dublasom Guanabara. Na década de 1970 fez trabalhos para a Herbert Richers, Televox, Tecnisom, Peri Filmes e Croma. Nos anos de 1980 seguiu atuando para a Herbert Richers, mas presou serviços também para Telecine – dubladora e VTI. Nos anos de 1990 continuou na Herbert Richers e trabalhou também na Delart, Sincrovideo, e Double Sound. Nos anos de 2000 atupu na Herbert Richers, Delart, Wan Macher e Cinevideo. Na década 2010 esteve na Delart, Audiocorp e Áudio News.
Ele deu voz a muitos personagens animados, sendo os mais famosos “Pernalonga, do Looney Tunes”, “Salsicha, do Scooby-Doo”, “Frangolino” e “Capitão Caverna”. Dublou personagens de séries e de muitos filmes.
Veja aqui a maioria dos seus trabalhos na dublagem:
| Desenhos e Animes |
| Salsicha Rogers em Scooby-Doo, Cadê Você?; Os Novos Filmes do Scooby-Doo, O Show do Scooby-Doo, Scooby-Doo e Scooby-Loo, O Pequeno Scooby-Doo (1ª voz), Falcão Azul e Bionicão; O Que Há de Novo, Scooby-Doo?; Salsicha e Scooby Atrás das Pistas, Scooby-Doo! Mistério S.A., Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis, Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa, Scooby-Doo e os Invasores Alienígenas, Scooby-Doo e a Caçada Virtual, Scooby-Doo e A Lenda do Vampiro, Scooby-Doo e o Monstro do México, Scooby-Doo e o Monstro do Lago Ness; Oi, Scooby-Doo!; Scooby-Doo! Cadê Minha Múmia?, Scooby-Doo – Piratas à Vista, Scooby-Doo e o Abominável Homem das Neves, Scooby-Doo e o Rei dos Duendes, Scooby-Doo e a Espada do Samurai, Scooby-Doo! Abracadabra-Doo, Scooby-Doo! Acampamento Assustador, Scooby-Doo! A Lenda do Fantasmossauro, Scooby-Doo! Música de Vampiro; Harvey, o Advogado; Batman: Os Bravos e os Destemidos. |
| Pernalonga em Looney Tunes – Dublagem Original (2ª voz); Redublagem (1ª voz), Space Jam: O Jogo do Século, Tiny Toons, Uma Cilada para Roger Rabbit. |
| Frangolino em Looney Tunes (Redublagem), Space Jam: O Jogo do Século, Looney Tunes De Volta à Ação, Tiny Toons. |
| Mcsquizzy em O Bicho Vai Pegar, O Bicho Vai Pegar 2, O Bicho Vai Pegar 3 (Globo). |
| Abe Ziegler em BoJack Horseman. |
| Animal em Muppet Babies. |
| Baltasar em Rango. |
| Bizarro (1ª voz) em Superamigos. |
| Bluestreak em Transformers. |
| Bruno em O Cão e a Raposa. |
| Brutus em Os Muzzarelas. |
| Cabeça de Cactu em Bravestarr. |
| Cavaleiro Coruja em Bunnicula: O Vampiro Coelho. |
| Cozinheiro em Smurfs. |
| Dr. Silvana em Shazam! |
| Jack da Sorte em Nem que a Vaca Tussa. |
| Lagartão (1ª voz) em Silverhawks. |
| Oon em Jayce e os Guerreiros do Espaço. |
| Peru Maluco em Bons de Bico. |
| Pops em Pets: A Vida Secreta dos Bichos. |
| Prefeito Peru Gluglu em O Galinho Chicken Little. |
| Reggie em A Princesa e o Sapo. |
| Sanguessuga em X-Men. |
| Sunstreaker em Transformers. |
| Tia Petúnia e Tio Fritz em A Família do Futuro. |
| Tiro Certo em Robin Hood (1973). |
| Todos-os-MOs (Allmo) em Hora de Aventura. |
| Velho Muito Velho (1ª voz) em Poderosas Magiespadas |
| Ventíloquo/ Scarface (1ª voz) em O Batman. |
| Zugor em Tarzan 2. |
| Seriados |
| Aaron Stanford (Sergei) em Parceiros da Vida. |
| Alan Napier (Alfred Pennyworth – 2ª voz) em Batman (1966 – Versão TV Cinesom). |
| Joel Grey (Lemuel Idzik) em Oz – A Vida é uma Prisão. |
| Kelson Henderson (Phineas – 1ª voz) em Power Rangers – Força Mística. |
| William Christopher (Padre Francis John Patrick Mulcahy – 2ª voz) em M*A*S*H. |
| Filmes |
| Gene Wilder em Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas, Mercenários de um Reino em Chamas, Banzé no Oeste (Dublagem Original), O Jovem Frankenstein, O Maior Amante do Mundo; O Rabino e o Pistoleiro, Loucos de Dar Nó; A Dama de Vermelho; Cegos, Surdos e Loucos; Um Sem Juízo, Outro Sem Coração |
| Jerry Lewis em Três em Um Sofá, O Fofoqueiro, Um Golpe das Arábias, De Caniço e Samburá, Qual o Caminho Para a Guerra?, Rir é Viver, |
| Jack Lemmon em A Corrida do Século; Avanti!… Amantes à Italiana; Desaparecido, Um Grande Mistério (Redublagem); Assim é a Vida (That’s Life!) |
| Sylvester McCoy – O Hobbit: Uma Jornada Inesperada; O Hobbit: A Desolação de Smaug; O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos. |
| Matthew Lillard em Scooby-Doo, Scooby-Doo 2 – Monstros à Solta, Looney Tunes – De Volta à Ação. |
| Stan Laurel em Mestres do Baile, Dois Fantasmas Vivos, Bucha para Canhão. |
| Mickey Rooney em Uma Noite no Museu, Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba.Ken Stott em Casanova, Rei Arthur. |
| Albert Moses em O Homem Que Queria Ser Rei. |
| Austin Pendleton em Um Natal Muito, Muito Louco. |
| Billy Bevan em A Filha de Drácula. |
| Bob Hope em Bem Vindo a Marrocos. |
| Charles Dingle em A Canção de Bernadette. |
| Colin Blakely em O Homem Que Não Vendeu Sua Alma. |
| David Bradley em Harry Potter e o Prizioneiro de Azkaban. |
| David Palmer em Cinturão Vermelho. |
| Donald Crisp em O Médico e o Monstro. |
| Fred Clark em Crepúsculo dos Deuses. |
| Harry Dean Stanton em O Golpe. |
| Henry Travers em Edison, o Mago da Luz. |
| Leon Ames em O Preço da Glória. |
| Michael Bryan French em Sete Dias Sem Fim. |
| Nicholas Amer em O Lar das Crianças Peculiares. |
| Rade Serbedzija em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1. |
| Richard Wattis em O Príncipe Encantado (1957). |
| Stuart Whitman em Os Comancheros. |
| Terry Gilliam em O Destino de Júpiter. |
| Ward Bond em O Falcão Maltês. |
| Willie Nelson em Pescando Confusão (TV Paga)/ Vamos Pescar (Globo). |
| Woody Allen em Cassino Royale (1966). |
| Watto em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones. |
| Novelas |
| Mauricio Herrera em O Privilégio de Amar, Amor Real. |
| fonte: http://dublanet.com.br/ |
Mário é pai do dublador Júlio Monjardim e avô da também dubladora Giullia Monjardim. E primo do diretor de novelas Jayme Monjardim. Foi casado duas vezes e teve 5 filhos.
Em fevereiro de 2017 ele sofreu um AVC e afastou-se dos estúdios. Mário Monjardim morreu no dia 30 de julho de 2021, no Rio de janeiro/RJ, aos 86 anos de idade.
M.A.Z./ 31-10-2021




























