SERAFIM GONZALEZ

Serafim Gonzalez nasceu na cidade de Sertãozinho, interior do Estado de São Paulo, em 19 de Maio de 1934.

Sempre foi artista, em princípio ligado às artes plásticas. Começou no Teatro 1953 no espetáculo “A Corda“, e atuou depois em “A Ilha das Cabras”; “Uma Pulga Atrás da Orelha”; “A Rosa Tatuada”; “Moral em Concordata”; “O Canto da Cotovia” e “Pluft, o Fantasminha”.

Em Televisão, surgiu no “Teatrinho Trol” na TV Tupi do Rio de Janeiro, em 1957. Mas foi na TV Excelsior, a partir de 1967, na novela “Sublime Amor”, que Serafim Gonzalez se destacou, fazendo a seguir as novelas “O Pequeno Lord”, na TV Record; “Os Miseráveis” na TV Bandeirantes, e novamente na TV Excelsior ele atuou em “A Muralha”; “Legião dos Esquecidos”; “A Menina do Veleiro Azul”; “Os Estranhos” e “Dez Vidas”. Mas a TV Excelsior fechou e Serafim Gonzáles foi para o cinema onde estreou em “Um Anjo Mau”, em 1971.

Transferiu-se para a TV Tupi em 1971 para atuar na novela “Nossa Filha Gabriela” e ficou na emissora até o seu fechamento em 1980, atuando em “Signo da Esperança”; “Camomila e Bem-Me Quer”; “Mulheres de Areia”; “Os Inocentes”; “Idolo de Pano”; “Ovelha Negra”; “A Viagem”; “Papai Coração”; “Um Sol Maior”; “Aritana”; “Roda de Fogo” e “Gaivotas”. Na novela “Mulheres de Areia”, de 1973, Serafim além de atuar também fez as estátuas de areia que apareciam na novela como obra do personagem Tonho da Lua.

A partir dos anos 1980 circulou por todas as emissoras, atuando em “Renúncia” e “Ninho da Serpente” na Bandeirantes; em “Música ao Longe” na TV Cultura; em “Jogo do Amor” e “Antonio Alves Taxista” no SBT; em “A História de Ana Raio e Zé Trovão”; “Tocaia Grande” e “Mandacaru” na Rede Manchete e também na TV Globo, onde esteve nas minisséries “Memórias de um Gigolô”; “Abolição” e “Sampa” e nas novelas “Rainha da Sucata”; “Felicidade” e no remake de “Mulheres de Areia“.

Na TV Globo ele ainda atuou em “Anjo Mau”; “Dona Flor e Seus Dois Maridos”; “Por Amor”; “Chiquinha Gonzaga”; “Aquarela do Brasil”; “Mulheres Apaixonadas” e “Belíssima“. Já no SBT ele trabalhou nas novelas “Fascinação”; “Chiquititas”; “Pícara Sonhadora”; “Marisol” e “Cristal”, seu último trabalho na TV, em 2006.

No Cinema ele foi presença constante a partir de 1978, e entre várias aparições esteve em “As Filhas do Fogo”; “O Inseto do Amor”; “Convite ao Prazer”; “Me Deixa de Quatro”; “Eros, o Deus do Amor”; “Sexo, Sua Única Arma”; “Retrato Falado de Uma Mulher Sem Pudor”; “S.O.S. Sex Shop” e “Atração Satânica”.

Ele foi casado por 50 anos com a atriz e pintora Mara Husemann, com quem teve três filhos.

Serafim Gonzalez faleceu em Santos, no litoral paulista, em 29 de abril de 2007, aos 72 anos de idade, de insuficiência respiratória.