MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLA CAMURATI


Carla de Andrade Camurati nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de outubro de 1960.

Iniciou sua carreira artística como atriz. Estava com 21 anos, quando fez: ” O Olho Mágico do Amor”. No mesmo ano foi para a Televisão Globo e ali participou de várias novelas. Em 81 mesmo fez a novela: “Brilhante”. Em 82, fez: ” Sol de Verão”. Em 83: ” Champagne”. Em 84:” Livre Para Voar”. Em 85, participou da minissérie: ” O Tempo E O Vento”. Ao mesmo tempo fez filmes. Participou de: ” O Olho Mágico do Amor”; ” Onda N ova”; ” A Mulher do Atirador de Facas”; ” A Estrela Nua”; ” Os Bons Tempos Voltaram:Vamos Gozar Outra Vez” ;” Cidade Oculta”. Em 1987, fez o curta-metragem: ” A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal” e ” Eternamente Pagu”. Em 88, ainda na Globo, participou de: ” Fera Radical”. Em 89: ” Pacto de Sangue”. Em 90, então n o SBT, fez: ” Brasileiros e Brasileiras”. Em 91 fez: ” O Corpo” e a novela: ” Grande Pai”. Em 94, fez o filme:” Lamarca”. Em 96, participou de um filme, que foi sucesso: ” Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”. Em 96 ainda: “Antônio Carlos Gomes”. E em 2003: ” O Ovo”

.Embora ainda bastante jovem, com menos de 35 anos, Carla Camurati já havia partido para a direção de filmes, e o ” Carlota Joaquina ” deu-lhe grande prestígio e o filme se transformou naquele que fez a retomada do cinema moderno do Brasil.

Mas mesmo antes de ” Carlota Joaquina”, Carla Camurati havia dirigido em 1987: ” A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal”, um curta-metragem. E em 1990, outro curta: ” Bastidores”. Depois foi a vez de ” Carlota Joaquina”, sobre a vinda da família real para o Brasil. Em 97, Carla dirigiu: ” La Serva Padrona”, uma ópera- teatro, e 2m 98, um filme, sob o mesmo tema. Em 99, fez outra ópera-teatro: ” Madame Butterfly” e no mesmo ano um teatro: “Rainha da Beleza”. Em 2001, outra ópera teatro: ” Carmen”. E ainda, no mesmo ano: ” Copacabana, um filme.Em 2003, outra ópera-teatro:” O Barbeiro de Sevilha”. Em 2004: ” Madame Butterfly”, ópera-teatro. Em 2006, fez o filme: “Irma Vap- o Retorno”. E em 2007: ” Rita”, mais uma ópera-teatro.

Resumindo, Carla Camurati teve uma carreira de sucesso como atriz de televisão e cinema, no anos 80. Depois, porém, começou por dirigir curtas- metragem e em seguida longas -metragens. Lançou óperas-teatrais no Brasil, sempre adaptações de óperas famosas. Adaptou óperas de Puccini, Bizet, Rossini, Donizetti. Mostrou-se uma diretora de alto gabarito e mudou de patamar artistico, passando a ser referência nacional. Em 2001, ampliou seu trabalho como produtora e distribuidora, abrindo o ” Copacabana Filmes”, lançando títulos também de outros diretores.

Carla Camurati criou depois o projeto para crianças: ” A TELA NA SALA DE AULA”, que percorre todo o país. e coloca o cinema a serviço da criança.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação