Turíbio Ruiz, uma carreira de 60 anos como ator e dublador

O ator, locutor e dublador Turíbio Ruiz está com 88 anos de idade e afastado da carreira desde 2010 quando fez a novela “Araguaia” na TV Globo. Nossa homenagem hoje é para ele, um dos pioneiros e que estreou na TV em 1953, participando do “TV de Vanguarda” na TV Tupi.

Filho de espanhóis ele teve uma infância difícil e com dificuldades financeiras. Começou a trabalhar com 13 anos como engraxate e se encantou mais tarde pelo rádio, mas antes foi trabalhar  num serviço de alto-falantes em Poá, no interior de São Paulo. Na capital paulista estreou na Rádio São Paulo e foi fazer radionovelas.

Em 1950 foi para a Rádio Tupi de São Paulo e também para a Rádio Difusora. Começou na TV atuando no “TV de Vanguarda” e depois no “TV de Comédia”. Depois passou para a TV Paulista, Record, Cultura, Excelsior, Globo e SBT.

No teatro fez o monólogo “As Mãos de Eurídice”, por vários anos, por todo o Brasil, e também outro monólogo, “Lá”. No cinema fez vinte filmes. Começou com “O Sobrado” e se destacou depois em “Chão Bruto” e “Corisco, o diabo loiro”.

Por mais de 10 anos participou do elenco da peça “Trair e Coçar é só Começar”, grande sucesso na capital paulista. Na televisão fez novelas importantes como: “Redenção”; “A Grande Mentira”; “A Cabana do Pai Tomás”; “Um Homem Muito Especial”; “Corpo a Corpo”; “Vale Tudo”; “Vida Nova”; “Ô Coitado!”; “Marisol”; “O Profeta”; “Desejo Proibido” e “Araguaia”.