PRÓ-TV

TV HISTÓRIA

Rede NGT

2006 / 2009

O TV HISTÓRIA estreou no domingo, dia 21 de maio de 2006, às 21h.
Foi uma parceria entre a Rede NGT e a Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira.
A cada edição o programa a cada domingo exibia depoimentos gravados pela Pró-TV para o acervo do Museu da Televisão.
A abertura do programa era o prefixo da antiga TV Tupi e seu horário, domingo, 21h (dia da semana e horário em que se passava o programa “TV de Vanguarda” na TV Tupi – uma homenagem porque uma de suas principais atrizes foi a presidente da Pró-TV e apresentadora do TV HISTÓRIA, VIDA ALVES). A direção-geral e o roteiro do programa eram de ELMO FRANCFORT, que na estréia entrevistou VIDA ALVES sobre sua carreira, as perspectivas dela sobre a televisão brasileira e o sonho de criar o Museu da TV. Nas outras edições, já com depoimentos, Vida Alves entrevistou Lima Duarte e Fernanda Montenegro.
Foram realizados alguns especiais, com séries temáticas como “VOZES DO FUTEBOL”, com depoimentos de locutores esportivos como Walter Abraão e Silvio Luiz; “ALÔ DOÇURA”, com depoimentos intercalados de Eva Wilma e John Herbert e um especial de Natal sobre o início da teledramaturgia da TV brasileira, com um trecho do especial “Studium 4” (TV Tupi), em que Cleyde Yáconis interpreta a história de “Uma Vida Por Um Fio” (que no início da década de 50 foi o primeiro teleteatro apresentado no Brasil, na TV Tupi, seguido do depoimento da protagonista deste – Lia de Aguiar -, entrevistada por Vida Alves).
Um grande momento do programa foi em 18 de setembro de 2006, quando o TV História fez um grande especial, com a presença dos pioneiros da TV Paulista (que comemoraria 55 anos de existência naquele ano, bem no Dia Nacional da TV – 18 de setembro). Estavam presentes vários pioneiros da TV Paulista, como Jane Batista, Vera Nunes, o neto de JOSÉ CASTELLAR e HELOÍSA CASTELLAR, PAULO GOULART FILHO (representando o pai), WILMA BENTIVEGNA (que cantou na ocasião o “Hino ao Amor”), os diretores Luiz Guimarães, o diretor de TV Antonino Seabra e Luiz Francfort. Teve a presença ainda do pioneiro Geraldo Rodrigues, diretor do FORNO, FOGÃO & CIA., atração que na época era exibida na Rede NGT, e apresentação de VIDA ALVES.
A direção de TV do programa foi de ARTHUR ANKERKRONE e SANDRA MIRANDA.

Fonte: Pró-TV | Atualizado em: 12-05-2011


Pesquisar outros programas

Pesquisar
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt
Filter by Custom Post Type
Guia de Programas
 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais