PRÓ-TV

Eloisa Mafalda começou nas Emissoras Associadas



A grande atriz Eloisa Mafalda nos deixou, aos 93 anos de idade, mas sua herança  é grandiosa para a televisão brasileira: papéis marcantes em mais de 45 novelas e minisséries, entre eles a dona Zulmira de “Bandeira Dois”; a Dona Nenê de “A Grande Família” nos anos 70; a Maria Machadão de “Gabriela”; a dona Consolação de “O Astro”; a Dona Pombinha de “Roque Santeiro” ou a Gioconda Pontes de “Pedra Sobre Pedra”.

A paulista de Jundiaí começou a carreira como auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas. Era irmã do radialista Oliveira Neto que ao ir para a Rádio Tupi/Tamoio no Rio de Janeiro, levou-a para fazer um teste de rádio-teatro. Ela foi aprovada e passou a trabalhar em rádionovelas na Rádio Nacional, indo logo depois para TV Paulista.

Eloisa Mafalda também atuou no cinema e no teatro, mas sua paixão eram os personagens das novelas e focou sua atuação muito mais na televisão.  Foi nela que estreou em 1965 na novela “O Ébrio” na TV Globo e seu último trabalho foi na novela “O Beijo do Vampiro” em 2002.

Ela morava na cidade de Petrópolis com a filha e há anos sofria com a perda da memória e com as sequelas de uma fratura no fêmur.

 

Rodolfo Bonventti

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais