PRÓ-TV


ZENI PEREIRA


Zeni Pereira foi atriz do Brasil. Ela nasceu em Salvador, capital da Bahia. em 9 de dezembro de 1924, tendo falecido em 21 de março de 2002, no Rio de Janeiro. Embora atriz de muito talento, muitas vezes ganhou papeis secundários, por ser negra.Suas atuações foram em televisão e em cinema.

Em televisão começou em 1952, na TV Tupi de São Paulo, quando entrou no seriado infantil: ” Sítio do Picapau Amarelo” no papel de Tia Anastácia . Depois, em 1969, foi para a TV Globo e fez duas novelas: ” O Doce Mundo de Guida” e ” O Véu de Noiva”. Em 1970 fez: ” Verão Vermelho” e ” Irmãos Coragem”. Em 71: ” “O Homem que Deve Morrer”. Em 72: “Bicho do Mato” e ” A Patota”. Em 73: “Carinhoso”. Em 75: “Escalada”. Em 76: ” Escrava Isaura”. Em 77:” Dona Xepa”. Em 82: “Caso Verdade- ” “Borboleta na Cabeça”. Em 84: ” Corpo a Corpo”. Em 86: ” Sinhá Moça”. Em 88:, fez a minissérie: ” O Pagador de Promessas” e a novela: ” Vale Tudo”, Em 1989 Zeni passou para a TV Manchete e fez: “Kananga do Japão”. Em 92, voltou à Globo e fez: a minissérie: ” Anos Rebeldes”. E em 94: ” Pátria Minha”.

Em cinema, Zeni Pereira atuou em mais de 20 filmes, podendo se salientar: ” Orfeu Negro”, que foi sucesso internacional; “Escrava Isaura”; ” Gabriela, Cravo e Canela”; ” Os Pastores da Noite”; ” Quando o Carnaval Chegar”; ” Como Ganhar na Loteria Sem Perder a Esportiva”; ” O Comprador de Fazendas”;” O Trapalhão na Ilha do Tesouro”; ” Femmine in Fuga”; “Brasa Adormecida”; e muitos outros.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais