PRÓ-TV


ZÉ RAMALHO


O nome completo do músico Zé Ramalho é José Ramalho Neto. Nasceu em 3 de outubro de 1949, na cidade de Brejo do Cruz, na Paraíba. Desde cedo tornou-se músico, sendo que toca, entre outros instrumentos: guitarra acústica e elétrica e harmônica. Ele é músico , é cantor e compositor. Ele é filho de Estelita Torres Ramalho, uma professora do ensino fundamental e Antônio de Pádua Ramalho, um seresteiro Foi casado por quatro vezes. Tem seis filhos e quatro netos. Seus filhos se chamam: Cristian, Antônio Wilson, João, Maria Maria, José e Linda..

Sua música é diferente, própria, pois é uma mistura da cultura nordestina, vinda de cantadores, repentistas e rabequeiros, com músicos da Jovem Guarda, como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Renato e Seus Blue Caps.Também inclui a rebeldia dos The Rolling Stones com Pink Floyd , Raul Seixas e Bob Dylan. Em suas músicas há ainda uma mistura de histórias em quadrinhos e a mitologia grega.Isso faz com que muitos classifiquem sua música como atemporal.

Quando sua família se mudou para João Pessoa, Zé Ramalho participou de apresentações da ” Jovem Guarda”, e foi influenciado por Leno e Lilian, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys, além das influências que já tinha de Pink Floyd, Bob Dilan, The Rolling Stones. Essa é a explicação para a música de Zé Ramalho.

Em 1974, o cantor tocou na trilha sonora do filme: ” Nordeste, Cordel, Repente e Cação”. Em 75, fez seu lº álbum:” Paêbirú”. Em 78, gravou o lº disco solo: ” A Peleja do Diabo Com o Dono do Céu”.Em 81, gravou: ” A 3ª Lâmina”. Em 82: ” Força Verde”. Em 83: ” Orquídia Negra”.Em 84: ” Por Aquelas Que Foram Bem Amadas”. Em 85:”E De Gosto de Água e de Amigos”. Em 86: ” Opus Visionário”. Em 87:” Décimas de Um Cantador”.Em 92: ” Fervoador”. Em 96: ” Cidades e Lendas” e ” Antologia Acústica”. Em 98: “Eu Sou Todos Nós”.Em 2000: ” Nação Nordestina”. Em 2001: “Zé Ramalho Canta Raul Seixas”. Em 2002: ” O Gosto da Criação”.Em 2003: “Estação Brasil”. Em 2005: “Zé Ramalho Ao Vivo”. Em 2007: ” Parceria de Viajantes”. Em 2008: ” Zé Ramalho Canta Bob Dylan” e ” Zé Ramalho da Paraíba”. Em 2009: ” Zé Ramalho Com Luiz Gonzaga”. E em 2010, “Zé Ramalho canta Jackson do Pandeiro”.

Já lançou duas coletâneas: “Perfil”, de 2002 e ” Zé Ramalho em Foco”, de 2007.

O cantor, autor e músico Zé Ramalho fez ainda trilha sonora de telenovelas, com várias músicas suas, como: ” Entre a Serpente e a Estrela”, que vendeu 1 milhão de cópias; ” Admirável Gado Novo”, que vendeu 3 milhões de cópias.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais